Há muitas ideias, algumas bem inovadoras, que não chegam sequer a sair do papel. Outras que nunca passam de um mero conceito. Outras ainda que conseguem vingar, passando da fase de projecto para a fase de produção (mesmo que seja em pequenas quantidades). É neste último grupo que se insere a Nembo Super 32.
O “coração” da Nembo Super 32 é sem dúvida o seu ex-libris, com os três cilindros invertidos a configurarem um elemento verdadeiramente revolucionário no mundo das duas rodas, apesar de não ser caso único (MGC 600cc com 4 cilindros invertidos de 1938). Por trás deste projecto está a novíssima marca italiana Nembo Motociclette e o seu mentor, Daniele Sabatini, que desenvolveu esta solução tão radical para a disposição do motor na moto. O tricilíndrico com os seus cilindros colocados de “cabeça para baixo” será fabricado em três versões com cilindradas que vão dos 1814cc aos 2097cc, com potências que variam dos 160 cv aos 250 cv e binários de 162 Nm e 240 Nm, respectivamente!
De acordo com Sabatini, “(...) esta solução aplicada e a funcionar numa moto é uma novidade combinando forma com função. A utilização desta ‘arquitectura’ permite mostrar mais do motor que costuma ficar escondido noutras motos, enquanto podemos utilizar o cárter como parte integrante do quadro reduzindo o peso do conjunto”.
O tricilíndrico revela maior potência do que aquela que a Nembo poderia à primeira vista esperar, sem no entanto revelar excesso de vibração nas rotações mais elevadas. O braço oscilante é fabricado em fibra de carbono e tem um comprimento um pouco mais longo do que o habitual (ainda mais evidenciado pelo aspecto compacto do modelo), algo que pode indiciar um excelente comportamento ao nível da tracção da roda traseira.
O preço da Super 32 ainda está por definir e a Nembo irá fabricar este modelo de acordo com as especificações dos seus clientes, assim consiga cativar o interesse dos possíveis investidores. Esta naked será preparada para circular em estrada ou em circuito, utilizando materiais da mais alta qualidade como peças em titânio e fibra de carbono, o que fará com que o seu peso a seco se situe em torno dos 150kg.
Entretanto a “invertida” a Super 32 já rola! Tendo como piloto de testes o próprio Daniele Sabatini, a Nembo e a sua primeira mota deslocaram-se ao circuito de Franciacorta para a realização de uma sessão de testes em pista, tendo a marca divulgado um conjunto de vídeos dos momentos iniciais de cada sessão.
A primeira mota, e que aparece nos vídeos, conta com um motor de 1925cc que disponibiliza uns já de si fantásticos 203 cv! Mas a Nembo está a preparar uma pequena surpresa: um tricilíndrico de 2097cc que irá disponibilizar uns assombrosos 254 cv de potência às 8.000 rpm!!!
Para os mais cépticos em relação a esta proposta, Sabatini confirma que “o comportamento para estrada é fantástico, especialmente quando as curvas começam a apertar, pois esta moto é principalmente para uma utilização em estrada. Não é uma moto puramente de competição, mas sim uma moto de estrada que pode ser utilizada em circuito”.
Fontes: Motociclismo e The Kneeslider
Sem comentários:
Enviar um comentário