quarta-feira, 24 de novembro de 2010

13º Lés-a-Lés (2011) – O levantar do véu

Em verdadeiro regresso às origens, com percurso de enorme riqueza natural e histórica, o 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor promete um prólogo da melhor colheita. O belíssimo e hospitaleiro concelho de Mogadouro será palco, a 23 de Junho de 2011, do arranque do mais esperado evento mototurístico nacional do ano.



O sucesso da edição deste ano do Portugal de Lés-a-Lés, comemorando os 20 anos da Federação de Motociclismo de Portugal com inédita e surpreendente ligação de Faro ao Porto com passagem em Sintra, redobrou expectativas para a travessia de 2011. Responsabilidade que os dirigentes da Comissão de Mototurismo da FMP não enjeitaram, reunindo condições para mais uma memorável travessia à moda antiga do nosso País.


Centro histórico de Mogadouro receberá partida do Portugal de Lés-a-Lés 2011

A partida será dada em Mogadouro, vila que é sede de enorme concelho, de 756 quilómetros quadrados e nada menos de 56 aldeias espalhadas por 28 freguesias, bem no coração do planalto nordestino e berço de nomes famosos como o escritor, magistrado e político Trindade Coelho. O percurso, naturalmente guardado no segredo dos deuses, fará justiça à beleza dos vales do Alto Douro e Sabor, passando pelo Parque Natural do Douro Internacional, atravessando as quase desertas aldeias com características casas de xisto, cruzando esquecidos caminhos por entre mata mediterrânica, olivais e amendoais, sempre na esperança de cruzar com o lobo ibérico ou o corço que aqui têm habitat natural, ou vislumbrar um grifo ou um abutre-do-egipto.


Pauliteiros de Miranda

Além do que, sendo palco privilegiado para a prática do voo à vela, Mogadouro vai proporcionar inesquecíveis experiências em planador, no seu moderno Aeródromo Municipal, ponto de encontro de adeptos nacionais e estrangeiros. Bons motivos para não deixar a máquina fotográfica em casa, desfrutando ao máximo deste evento turístico, sem fins competitivos sublinhe-se, que se propõe atravessar Portugal Continental sem colocar roda em auto-estradas, Itinerários Principais, Complementares ou mesmo nas polémicas ex-SCUT, privilegiando as estradas nacionais, municipais e até alguns caminhos de cabras. Que nestes (para já...) ainda não se pagam portagens!


L Burro e l Gueiteiro

Os aventureiros, aproveitando o feriado do Corpo de Deus para a viagem até Mogadouro, poderão aprender algumas palavras do Mirandês, segunda Língua oficial de Portugal, ou dedicar-se ao enriquecimento da cultura micológica, procurando conhecer as variadas espécies de cogumelos, pitéu gastronómico da região. E podem descansar no moderníssimo parque de campismo, com estadia gratuita para os participantes no 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor!


Cogumelos, os fungos do bosque

Um descanso bem necessário para melhor desfrutar de um percurso de elevada beleza, sempre em sossegadas estradas da região raiana e novo em cerca de 80 por cento da sua extensão. Pelo caminho, aldeias histórias e muita monumentalidade, numa edição que, apesar de ser das mais asfaltadas de sempre, garante enormes doses de aventura. Serras nunca percorridas, desde o enorme e aprazível concelho de Mogadouro rumo ao Sul, até ao Algarve, em ritmo turístico ditado por uma média horária muito calma e controlos horários bastante rígidos, onde ninguém controlará antes da hora ideal de passagem!


Mogadouro é banhado pelo fantástico rio Sabor

Afinal, esta é uma maratona mototurística por excelência que a Federação de Motociclismo de Portugal quer tornar uma festa de convívio e camaradagem, de aventura e descoberta de um património único. Porque isto é mototurismo!

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário