quarta-feira, 24 de março de 2010

MotorClássico 2010



A 6ª edição do MotorClássico - Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos - decorreu nos dias 19, 20 e 21 de Março, no Pavilhão 2 da FIL, no Parque das Nações em Lisboa, e contou com uma forte adesão do público, criando inclusive filas de espera com alguma dimensão junto às bilheteiras para comprar o ingresso no valor de € 8 (pelo menos no Sábado à tarde), num fim-de-semana onde a presença do sol foi uma constante.



Como tem sido hábito, o salão MotorClássico apresentou uma boa organização, com pouca confusão no interior do pavilhão apesar do elevado número de pessoas, onde predominaram os carros clássicos com diversos stands especializados mas também com algumas motas e motorizadas bastante bem restauradas, como as existentes no espaço de João Botelho, um especialista de Setúbal em restauro de motas Inglesas.


AJS G2 1926 ainda em processo de restauro

Para além dos veículos propriamente ditos, a presença de expositores (nacionais e estrangeiros) abrangeu outras vertentes relacionadas com os clássicos, tais como peças, publicações, miniaturas de colecção, clubes e exposições temáticas, destacando-se os automóveis americanos clássicos - “American Beauty” e os veículos militares da II Guerra Mundial e jeeps - “Jeep Attack!”, onde se incluía uma BMW R12 com sidecar de 1935-1941, uma Harley-Davidson WLA de 1942, uma imponente e pouco vista NSU SdKfz 2 (Kettenkraftrad HK 101) de 1944 e uma Norton 16H de 1945, entre outras.


NSU Kettenkrad de 1944

Este evento proporcionou também a oportunidade de compra e venda de modelos clássicos, entre automóveis e motociclos, através de transacção directa ou através de um leilão que podia ser acompanhado num monitor de um expositor e onde se podia adquirir uma DKW RT 200 VS 200cc de 1958 ou uma BSA B25 Starfire 250cc de 1970 a partir de € 2.000.




BSA B25 Starfire 250cc de 1970 em leilão

O espaço da Federação de Motociclismo de Portugal contava com a presença de diversos modelos de competição de motas clássicas com destaque para a magnifica Ducati 750 dos anos ‘70, o espaço do Moto Clube de Sintra com a Triumph Triton de 1955 concebida por José Ferreira a pensar na competição (um requisitado especialista da zona de Sintra) a brilhar entre as restantes, o espaço do Vespa Clube de Lisboa com o relato de uma viagem pela Europa efectuada por João Serra aos comandos da sua Vespa TS 125cc de 1978 e uma curiosa Vespa em verga, e o espaço reservado ao Clube de Amigos de Ciclomotores de Paço Branco, de Conceição de Faro, com um conjunto de bonitas motorizadas de 50cc dos anos ‘50 e ‘60.


Ducati 750 dos anos ‘70


Triumph Triton de 1955


Vespa Clube de Lisboa


Clube de Amigos de Ciclomotores de Paço Branco (Conceição de Faro)

Destaque ainda para o ACP com um espaço onde os visitantes podiam admirar uma extraordinária Norton Manx M30 de 1953, aproveitar o lançamento oficial do livro “Automóveis Portugueses” editado pelo Museu do Caramulo e adquirir um exemplar com direito a um autógrafo pela mão do Eng.º José Barros Rodrigues (um dos seus autores), e ainda com a possibilidade de certificação de automóveis clássicos durante os três dias do evento para quaisquer detentores de veículos clássicos que desejassem obter a Certificação de Viatura de Interesse Histórico.


Livro “Automóveis Portugueses”


Norton Manx M30 de 1953

Com um número cada vez maior de visitantes, o MotorClássico tem todas as condições para crescer e reforçar a sua posição como um dos eventos de referência do panorama nacional de clássicos, cabendo à organização a decisão de reavaliar o espaço para oferecer uma área mais alargada de exposição, aproveitando os restantes Pavilhões da FIL, separando os stands especializados dos fornecedores de peças, dos clubes, das publicações e afins, por exemplo.

Esperemos pela edição de 2011.

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