quarta-feira, 10 de março de 2010

Motorizada SO4 de 95cc



Acompanhando o forte crescimento económico do País nos 60 do século passado, o mercado Português de motorizadas viveu nessa época uma grande expansão, com uma grande quantidade de motorizadas produzidas especialmente na zona de Águeda através de marcas tão conhecidas como Casal, Famel, SIS, Macal, Fundador, Forvel, Confersil, EFS, entre muitas outras.

Mas também houve alguns casos onde a dedicação e perseverança dos seus criadores foi de tal ordem que deu origem a modelos únicos, como a magnífica Nacional/SMC de 1934 com motor Inglês da JAP de 500cc a 4 tempos e cuja história foi relatada no primeiro número (Abril de 2008) da única revista de motas e motociclos antigos feita em Portugal, a DaMota Clássica.



É sem dúvida neste grupo que se insere a grande aventura de António Mendes e da motorizada SO4.



A S04 nasceu pelas mãos de António Mendes, encarregado na Metalomecânica da C.U.F. (Companhia União Fabril), do Barreiro.

Residente no Barreiro, António Mendes era casado e teve dois filhos, um rapaz e uma rapariga. Infelizmente viu o seu filho falecer bastante cedo, durante a guerra colonial quando cumpria o Serviço Militar.

Como habilitações literárias, António Mendes tinha apenas a 4ª classe, não o invalidando de ser um excelente profissional.

O facto de ter apenas a 4ª classe, também não o invalidou de aceitar um desafio peculiar lançado por três amigos. Esse desafio consistia na construção de uma motorizada!

O desafio foi bem superado já que António Mendes construiu 4 motorizadas de 95cc (48cc declarados), sendo totalmente construídas por si (quadro e motor).



Podemos ter um pouco a noção de como estas motorizadas foram produzidas, nos excertos de um e-mail enviado ao site www.motorizadas50.com pelo Eng.º Norberto Pedroso, filho do Eng.º Emílio Infante Pedroso, na altura Director do Departamento de Metalomecânica da C.U.F. e amigo de António Mendes:

- “Digo que vi construir as SO4 porque nunca esquecerei a bancada de trabalho de João Mendes com os desenhos desta motorizada pendurados num painel em frente, integralmente por ele concebidos”.

- “Os quatro exemplares foram concretizados com a ajuda duma fresadora e torno também por ele idealizados ao que me lembro”.

Entre muitas outras situações, podemos referir uma curiosa situação de um restauro de um motociclo Werner de 1902, que vem realçar a competência profissional de António Mendes.

Por volta de 1968, o Eng.º Norberto Pedroso, inicia o restauro de um motociclo Werner do ano de 1902, veículo esse que pertenceu ao seu avô.

Como o motor deste motociclo necessitava de segmentos, foi destacada uma pessoa para levar o cilindro e o piston a várias casas da especialidade para tentar arranjar as peças necessárias. Inadvertidamente, essa pessoa deixou cair o cilindro ao chão, provocando uma enorme fractura.

Devido à elevada idade do motociclo era impossível substituir o cilindro por um novo, pois as peças para este veículo rareavam.

Foi pedido a António Mendes que realizasse a intervenção de recuperação do velho cilindro, operação essa que realizou com um rotundo sucesso.

Quanto aos exemplares da SO4 actualmente conservados, restam apenas uma motorizada em óptimo estado e restos de outra.



Curiosidades:

Como se conservou um exemplar da SO4 até aos dias de hoje?

Um apreciador de motociclos, de seu nome Pirrata, teve conhecimento que estariam duas “motos velhas” guardadas dentro de um barracão situado no Bairro das Palmeiras, no Barreiro.

Esse barracão onde estavam as duas motos pertencera em tempos a António Mendes, o autor das SO4.



O Sr. Pirrata conseguiu adquirir as duas máquinas em 1998 por 5.000$00 (€ 25), permitindo assim que essas duas peças raríssimas não se perdessem.

Do barracão trouxe 2 quadros de moto muito deteriorados e dois motores guardados em caixas de madeira.

Quando iniciou o restauro das máquinas, o Sr. Pirrata descobriu que todas as peças das motos estavam numeradas. Uma continha a numeração 1 e a outra a numeração 4.

Pode-se concluir por isso que o Sr. Pirrata adquiriu o primeiro e o último exemplar das SO4, não se sabendo por isso o paradeiro do exemplar nº 2 e do nº3.



Devido ao estado muito deteriorado em que se encontravam as motos, apenas foi possível restaurar um exemplar, servindo o outro como dador de peças.

Resta apenas frisar que toda a moto foi construída por António Mendes, incluindo os moldes para fundição do motor!

A moto contava com uma caixa de velocidades à Inglesa (lado direito), sendo a primeira velocidade para cima e as restantes para baixo. O motociclo contava ainda com um útil amperímetro e com um indicador de velocidades eléctrico.



A SO4 é seguramente um dos ex-líbris das motorizadas de fabrico português.

Fonte: Motorizadas50

2 comentários:

  1. Isto só vem confirmar que quando um Tuga quer, um Tuga faz. É pena é não haver cabeças em Portugal para comandar as mãos fabulosas que temos. O Sr. António Mendes era um génio...mais um neste país que se tivesse nascido noutro lado provavelmente seria reconhecido como tal.

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