terça-feira, 21 de junho de 2011

13º Lés-a-Lés (2011) - Ready, Set, GO!

Finalmente o grande dia chegou! É já na próxima quinta-feira, 23 de Junho, dia feriado (Corpo de Deus), que terá início o 13º Portugal de Lés-a-Lés, esta grande maratona de 961,6 km pelas estradas mais pitorescas de Portugal.



Depois de efectuadas as inscrições, depois da preparação realizada ao longo dos últimos meses e depois de conhecidos os horários, os destemidos motociclistas estão prontos para o maior evento mototurístico da Europa que arranca cedo, logo pelas 9h00 da manhã, na Vila Transmontana de Mogadouro, com as Verificações Técnicas dos condutores e motas.

À medida que as equipas vão sendo aprovadas para a realização da prova, segue-se um pequeno Prólogo de 85 km por esta bela região do Planalto Transmontano que servirá de aperitivo para as duas longas etapas que se avizinham nos dias seguintes, com o primeiro conjunto a ir para a estrada pelas 11h00.



Mas a verdadeira aventura só começa na madrugada de sexta-feira, dia 24, com a partida para a 1ª etapa a ser dada pelas 6h00 (equipa nº 1), que levará a enorme caravana desde Mogadouro até Castelo de Vide sempre por estradas e caminhos alternativos às AEs, IPs e ICs, num total de 443,5 km.

A chegada a Castelo de Vide significa que terá sido cumprido metade do percurso delineado por Ernesto Brochado e restante comitiva da FMP. Depois dos condutores e respectivas máquinas atestarem os seus depósitos, será tempo de descansar e retemperar forças para a segunda parte do evento.



Novamente pela madrugada, às 6h00 do dia 25, arrancará a primeira equipa para mais 433,1 km em 12 horas de condução que ligarão Castelo de Vide à Vila Algarvia de Lagoa, levando a toda a comitiva a atravessar o longo e quente, muito quente, Alentejo.

Depois de dois dias certamente muito desgastantes (mais o prólogo e as viagens) e de muitas peripécias... certamente... curiosas (algumas bem engraçadas e outras nem tanto), os totalizadores de quilómetros das motas terão contabilizado cerca de 2.000 km a mais nas suas contas pessoais, e os seus condutores levarão para casa uma experiência enriquecedora de um evento verdadeiramente único.

Aqui ficam os principais pontos de passagem da caravana da edição de 2011 do Lés-a-Lés:

Prólogo (85 km)

Mogadouro, Azinhoso (Mogadouro), Penas Roias (Mogadouro), Castanheira (Mogadouro), Sanhoane (Mogadouro), Travanca (Mogadouro), Urrós (Mogadouro), Bemposta (Mogadouro), Lamoso (Mogadouro) e Algosinho (Mogadouro).

1.ª Etapa (443,5 km)

Mogadouro, Meirinhos (Mogadouro), Alfândega da Fé, Gouveia (Alfândega Da Fé), Cilhade (Torre de Moncorvo), Felgar (Torre de Moncorvo), Felgueiras (Torre de Moncorvo), Maçores (Torre de Moncorvo), Ligares (Freixo de Espada à Cinta), Barca D' Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), Escalhão (Figueira de Castelo Rodrigo), Escarigo (Figueira de Castelo Rodrigo), Malpartida (Almeida), Almeida, Cerdeira (Sabugal), Valongo (Sabugal), Abitureira (Sabugal), Vila do Touro (Sabugal), Sabugal, Terreiro das Bruxas (Sabugal), Penamacor, Aranhas (Penamacor), Monsanto (Idanha-a-Nova), Penha Garcia (Idanha-a-Nova), Termas de Monfortinho, Segura (Idanha-a-Nova), Alcántara (Espanha), Membrío (Espanha), Portagem (Marvão), Senhora da Penha (Castelo de Vide) e Castelo de Vide.

2.ª Etapa (433,1 km)

Castelo de Vide, Póvoa e Meadas (Castelo de Vide), Nisa, Comenda (Gavião), Monte da Pedra (Crato), Aldeia da Mata (Crato), Herdade do Monte Redondo, Seda (Alter do Chão), Benavila (Avis), Ervedal (Avis), Casa Branca (Sousel), Vimieiro (Arraiolos), Igrejinha (Arraiolos), Évora, Torre de Coelheiros (Évora), Santana (Portel), Vidigueira, Vila de Frades (Vidigueira), São Cucufate (Vila de Frades), Cuba, Ferreira do Alentejo, Gasparões (Ferreira do Alentejo), Jungeiros (Aljustrel), Messejana (Aljustrel), Conceição (Ourique), Ourique-Gare (Castro Verde), Ourique, São Martinho das Amoreiras (Odemira), Luzianes-Gare (Odemira), Santa Clara-a-Velha (Odemira), Benafátima, Sapeira (Silves), Talurdo (Silves), Silves, Sítio das Fontes, Estômbar (Lagoa), Portimão, Ferragudo (Lagoa), Carvoeiro (Lagoa) e Lagoa.

Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário