sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

RaceChrono



Quer se queira quer não, quando se conduz um veículo num circuito, seja ele uma mota ou um carro, os tempos cronometrados estão sempre presentes. Mesmo que seja só por diversão, fica a interrogação sobre qual o tempo obtido por volta e qual a mais rápida da sessão.



Para se conseguir a medição dos tempos por volta, é normalmente utilizado um sistema tecnologicamente sofisticado baseado na utilização de transponders nos veículos, células de medição na pista, computadores e técnicos, bem fora do alcance do comum amador.

Com a actual banalização dos sistemas por GPS, existem diversos produtos disponíveis que podem ser utilizados por qualquer pessoa. Entre eles encontra-se o RaceChrono, um software tipo ‘lap timer’ sempre em evolução. É fácil de instalar e de usar, divertido e gratuito. Basta ligar e levá-lo no bolso para a pista.



Com um vulgar telemóvel tipo ‘smart phone’ com GPS, o utilizador fica com um ‘datalogger’ de grande utilidade, com dezenas de circuitos disponíveis abrangendo vários locais do mundo, incluindo, naturalmente, Portugal.



Aqui está uma excelente ferramenta para ser instalada e experimentada pelos speed freaks nos track days.

Fonte: Café Racer 351

Sem comentários:

Enviar um comentário