No próximo dia 5 de Fevereiro terá lugar em Paris o primeiro leilão europeu de 2011 da conceituada leiloeira londrina Bonhams, onde será colocada à venda, entre outras, aquela que é talvez a mota de produção menos ortodoxa que alguma vez foi concebida... a Megola!
Criada por Fritz Cockerell (1889-1965), esta rara mota distingue-se imediatamente de todas as outras pelo seu curioso motor radial de 5 cilindros de válvulas laterais com 640cc, embutido na roda da frente, debitando uma potência aproximada de 14 bhp (10 kW) e capaz de propulsionar a Megola até uma velocidade máxima perto dos 90 km/h.
Como se pode observar pelas imagens e contrariamente ao que é normal nos motores radiais (vulgarmente utilizados nos aviões de hélice, antes da introdução dos motores a jacto), este motor gira juntamente com a roda, mantendo fixo o seu eixo que é, nem mais nem menos, o próprio cubo da roda. Sem embraiagem e sem caixa de velocidades, a única forma de colocar o motor em funcionamento é empurrar a mota e saltar para cima desta (em alternativa pode-se girar a roda da frente com o descanso em baixo).
O quadro de formato aberto (tipo scooter) consiste numa “caixa” em aço soldada e rebitada, albergando o combustível na sua secção frontal, o qual é bombeado para um tanque montado no lado direito da suspensão dianteira de mola de lâminas.
Foram produzidas versões de cariz turístico e desportivo da Megola, primeiramente com assentos e posteriormente com selas, com alguns modelos a ostentarem uma suspensão traseira baseada em molas de lâminas.
Apesar de sua aparência um pouco estranha, a Megola obteve um bom desempenho nas competições por intermédio de pilotos como Toni Bauhofer, Josef Stelzer e Albin Tommasi, com a versão de corrida a atingir praticamente os 140 km/h de velocidade de ponta.
Apenas cerca de 2.000 exemplares foram fabricados entre 1921 e 1925 desta mota de origem alemã, e os poucos que sobreviveram são actualmente muito bem cotados e apreciados por coleccionadores.
O modelo apresentado é a versão de turismo de 1922 e foi restaurado por volta de 1990, apresentado na 10.ª edição do Salon Moto Légende (2007) e testado pela publicação francesa La Vie de la Moto (nº 231 de Agosto de 1998). Estima-se que atinja um valor de venda na ordem dos € 145.000,00 – € 200.000,00.
Fonte: The mot’Art
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