terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Hélder Rodrigues no pódio do Dakar 2011

Um resultado histórico para Portugal.



Depois de ter perdido duas etapas de modo inglório e quando já nada o fazia prever, face aos quase 45 minutos de atraso para o chileno Francisco Lopez Contardo, o saldo da participação do piloto Hélder Rodrigues no Rali Dakar Argentina-Chile 2011 dificilmente poderia ter sido melhor, conquistando, finalmente, um (já merecido) lugar no pódio.



De cortar a respiração! Foi assim o final do Dakar 2011, onde Hélder Rodrigues alcançou o terceiro lugar da classificação geral e escreveu assim mais um capítulo da história do desporto português. Depois de ter sido o segundo mais rápido na derradeira especial cronometrada, cedendo a vitória na etapa ao belga Verhoeven (BMW G 450 RR) por escassos cinco segundos, Rodrigues teve que esperar na meta pela chegada de Francisco Lopez Contardo (Aprilia RXV 450 Tuareg) que sofreu vários problemas mecânicos e acabou por perder 1h12.29 nos 181 quilómetros desta secção. Feitas as contas, o piloto de Almargem do Bispo respirou de alívio e juntou-se a Marc Coma e Cyril Despres no pódio da competição.



Hélder Rodrigues era assim um piloto realizado no regresso a Buenos Aires:

“Hoje mantive a mesma atitude dos últimos dias e consegui ser muito rápido. Subir para o pódio foi desde a primeira hora o meu grande objectivo e acabo por consegui-lo por mérito próprio, pois o Dakar é um teste a todos os níveis. A minha Yamaha WR 450 portou-se à altura, o Francisco Lopez teve problemas e a mecânica da sua moto não resistiu e assim trocámos de posição. Como tinha afirmado antes, o Dakar só acaba mesmo na última etapa e até lá tudo pode acontecer. Estou naturalmente muito feliz por este resultado e motivado para continuar a representar Portugal ao mais alto nível no palco do Dakar!”



Feitas as contas, Hélder Rodrigues (Yamaha WR450F) termina a sua quinta participação no Rali Dakar com o 3º lugar da geral, atrás do francês Cyril Despres (KTM 450 Rally Replica Factory) e do espanhol Marc Coma (KTM 450 Rally Factory Replica).



Igualmente meritório foi o resultado final alcançado pelo piloto Ruben Faria (KTM 450 Rally Replica Factory) que tinha como missão ser o “aguadeiro” de Cyril Despres nesta dura prova, acabando por conquistar um honroso lugar entre os dez primeiros (8º lugar) e tendo terminado inclusive a 1ª etapa à frente de toda a concorrência (posteriormente penalizado, infelizmente).

Parabéns!

Fontes: Hélder Rogrigues e Dakar

Sem comentários:

Enviar um comentário