Penso que já não subsistem muitas dúvidas de que o reinado dos motores
de combustão está aos poucos a chegar ao fim. Os recursos energéticos do
planeta, nomeadamente os combustíveis fósseis, não são infinitos e a procura
por soluções amigas do ambiente é cada vez mais um imperativo.
A energia eléctrica tem-se perfilado como uma séria candidata ao trono,
mostrando ser uma opção válida em termos técnicos (apesar de ainda apresentar algumas
limitações) e também em termos económicos.
Em termos estéticos, a opção dos designers
tem passado muito pela concepção de veículos eléctricos de linhas futuristas, utilizando
materiais e soluções tecnicamente inovadoras. É natural que assim seja. Mas não
tem forçosamente que ser sempre assim. Um bom exemplo disso é a Italjet
Mantra, uma moto eléctrica com um look
assumidamente vintage, a fazer
lembrar as bobber de outros tempos.
É precisamente neste (restrito) grupo das Neo-Antigas
que se insere a Juicer 48:
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Fruto da sua paixão pela propulsão eléctrica e pelas máquinas antigas, o
norte-americano Dave Twomey concebeu a Juicer 48 em 2011. A sua grande
inspiração foram as motos de competição do início do século passado,
nomeadamente as que corriam nas polémicas pistas ovais de madeira, as board track dos motódromos.
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O “coração” desta moto é um motor elétrico Manta DC de 48 V, alimentado
por dois grupos de 8 baterias de LiFePo4 (Lithium Iron Phosphate) da Headway, com
16 A/h - 3 V cada uma que, em conjunto, tomam a forma de um motor V-Twin e que,
neste caso, se pode apelidar de EV-Twin (Electric V-Twin). Genial!
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Para além do característico quadro “loop” e do depósito “flat tank” ou “sottocanna”,
como era característico das motos desta altura e que neste caso alberga o
controlador de 400 A e a unidade de gestão das baterias (BMS - Battery Management
System), o look vintage é complementado por uma suspensão dianteira tipo Springer.
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O que destoa um pouco da imagem retro
é o sistema de travagem idêntico ao utilizado em muitas das actuais bicicletas,
com um pequeno disco na roda da frente e um simples conjunto de calços na roda
de trás que, juntamente com os pedais, lhe confere características mais próximas
de um moped.
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Em termos funcionais, Twomey instalou uma sirene de 113 dB na frente da
moto para alertar os transeuntes mais distraídos, já que a Juicer 48 consegue
atingir velocidades na ordem das 46 mph (74 km/h). A velocidades mais
moderadas, na ordem das 20 mph (32 km/h), as 16 baterias de LiFePo4 conseguem fornecer
energia suficiente para movimentar as 110 lb (50 kg) de peso da moto, mais o
condutor, ao longo de 13 milhas (21 km).
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Aqui está um excelente exemplo de como a forma e a função podem andar de
mãos dadas...
A Juicer 48 foi evoluindo e no ano seguinte, em 2012, através da empresa
Juicer Electric Motorbicycles
sediada em Los Angeles, entrou em produção sob a designação 48v Ranger. Nesse mesmo ano foi constituída
a Juicer
Racing Team para Twomey comprovar este seu conceito em pista.
Fonte: Autoblog
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