12 de Junho de 2015 foi um dia histórico para o famoso Tourist Trophy da Ilha de Man, graças à
extraordinária performance do piloto inglês John McGuinness (actual recordista
de vitórias no TT depois do desaparecimento do grande campeão Joey
“King of The Roads” Dunlop), que no Senior TT e aos comandos da sua Honda CBR1000RRSP
#1 da equipa Honda Racing estabeleceu a volta mais rápida de sempre ao traçado
de 60 km do Circuito de Montanha, com um tempo de 17m03.567s à estonteante
velocidade média de 132.701 mph (213,56 km/h)!
O piloto português Nuno
Caetano participou pela quarta vez nas road
races do IOMTT (estreou-se em 2012 depois de uma participação no Manx Grand
Prix de 2011, onde foi considerado o melhor estreante internacional), obtendo
mais uma excelente prestação no Mountain
Course que percorre as estradas desta ilha do Mar da Irlanda.
Não sendo um piloto profissional, os resultados
da edição de 2015, disputada de 30 Maio a 12 Junho, foram francamente bons,
acabando por sair da Ilha com quatro réplicas de bronze do troféu e a sua volta
mais rápida à velocidade média de 122.741 mph (197,53 km/h).
Nuno Caetano. Via
Recorrendo às suas habituais Kawasaki do Team of Portugal (preparadas pela KS Performance), Nuno Caetano participou nas corridas de Superbike
TT, Superstock TT e Senior TT com a ZX-10R Ninja de 2012 #72
e nas duas corridas de Supersport TT com a ZX-6R Ninja de 2011 #81.
Nuno Caetano na Kawasaki
ZX-10R Ninja #72 (1000cc). Via
Por inerência da sua formação como piloto, Caetano adapta-se melhor às
motas de maior cilindrada (leia-se 1000cc). No entanto, o piloto luso efectuou este
ano uma preparação específica para conseguir retirar maior rendimento da mota
de 600cc na classe de Supersport.
Nuno Caetano na Kawasaki
ZX-6R Ninja #81 (600cc). Via
Segundo o próprio, “experiência é
a única coisa que faz você andar mais rápido no TT”. E os resultados
comprovam-no:
Superbike
TT
A prova de Superbike TT corria de feição para Nuno Caetano, que efetuava
a sua melhor volta com arranque parado à velocidade de 121 mph (194,73 km/h), até
ter ficado sem combustível a menos de uma milha das boxes na 2.ª volta, sendo
forçado a abandonar.
1.º Lugar: Bruce Anstey #5 (Honda/Valvoline Racing by Padgetts Moto) – 01h45m29.902s
- 128.749 mph (207,2 km/h).
2.º Lugar: Ian Hutchinson #9 (Kawasaki/Paul Bird Motorsport Ltd) – 01h45m40.879s
– 128.526 mph (206,84 km/h).
3.º Lugar: James Hillier #2 (Kawasaki/Quattro Plant Muc-Off Kawasaki) – 01h46m29.410s
– 127.550 mph (205,27 km/h).
Melhor volta: Bruce Anstey – 17m10.587s – 131.797 mph (212,11 km/h).
Supersport
TT (Corrida 1)
Apesar de uma penalização de 30 segundos por excesso de velocidade na
zona das boxes (0,4 km/h!), Nuno Caetano #81 (Kawasaki/FMP Portugal) termina no
40.º Lugar com o tempo de 01h18m50.033s, à velocidade média de 114.864 mph
(184,86 km/h), conquistando a primeira réplica bronze do troféu.
Supersport TT (Corrida 1) –
Resultados. Via
Superstock
TT
Com alguns problemas de combustível e de caixa de velocidades na sua
mota, Nuno Caetano #72 (Kawasaki/Eybis.PT) consegue efetuar três voltas acima
das 120 mph (193,12 km/h) e termina no 31.º Lugar com o tempo de 01h15m53.805s,
à velocidade média de 119.309 mph (192,01 km/h), que lhe valeu a segunda
réplica bronze do troféu.
Superstock TT – Resultados.
Via
Supersport
TT (Corrida 2)
34.º Lugar para Nuno Caetano #81 (Kawasaki/FMP Portugal), com o tempo de
01h18m04.053s, à velocidade média de 115.992 mph (186,67 km/h), conquistando a terceira
réplica bronze do troféu.
Supersport TT (Corrida 2) –
Resultados. Via
Senior TT
Com a mota a funcionar na perfeição, Nuno Caetano #72 (Kawasaki/Team of
Portugal by KS) conquista o 28.º Lugar com o tempo de 01h15m19.650s, à
velocidade média de 120.211 mph (193,46 km/h), que lhe valeu a quarta réplica
bronze do troféu e a sua melhor volta de sempre no TT à velocidade média de 122.741
mph (197,53 km/h).
Senior TT – Resultados. Via
Aqui fica um pequeno vídeo da autoria de Tugabikers
que mostra um pitstop de Nuno Caetano
para reabastecimento:
Após esta edição do IOMTT, os seus planos até o final do ano passam pela
participação nas road races do Ulster Grand Prix e, se tudo correr bem,
do GP
de Macau.
Boa sorte!
Fontes: Isle of Man TT e Notícias Motociclísticas
Sem comentários:
Enviar um comentário