terça-feira, 14 de outubro de 2014

Xassos Urban Cup 2014 #2/2

Os pontos de maior interesse deste circuito urbano, como por exemplo as zonas de calçada no interior da vila, proporcionam sempre momentos de grande espectacularidade. Já o acesso a grande parte deles por parte dos espectadores torna-se um pouco complicado, devido às estreitas estradas e ruas de Fontes.

Uma das zonas mais curiosas do circuito, onde os pilotos se cruzam em sentidos opostos separados apenas por uma fila de pneus (em primeiro plano a SIS Sachs TC50#37 da equipa ‘Os Fraquinhos’ e a SIS Sachs Lotus #95 da equipa ‘Braga Racing’).

Os problemas começaram cedo para algumas equipas, como foi o caso da Casal Boss #54 da equipa ‘Ya Boss’.

Motorizadas e estilos de condução completamente diferentes, com a SIS Sachs Lotus #56 da equipa ‘CPV Racing 1’ a ultrapassar por dentro a Famel Z3 #34 da equipa´MR´ à entrada da curva.

Declive acentuado em direcção ao interior da vila.

A Kreidler Florett #52 de António Costa, a TZ Sachs #51 da equipa ‘Os Trafulhas’ e a Famel 75 #23 da equipa ´Moto Penaguião’ nas estreitas estradas de Fontes. 

A corrida prosseguia a bom ritmo, com pilotos e máquinas a cumprirem volta após volta debaixo de um sol abrasador que castigava corpo e mente.
Para quem assistia ao desenrolar dos acontecimentos junto à meta, o bar do Pavilhão Multiusos de Fontes revelava-se um autêntico oásis para as gargantas mais secas.
A animação na zona era garantida pelos (muitos) decibéis que as colunas de som debitavam “a plenos pulmões”, num ritmo frenético e cansativo de música vulgarmente apelidada de discoteca. Parecia uma autêntica rave!

Destreza e atenção na passagem pela chicane (um momento sempre delicado).

A quase desistência da Derbi Antorcha “La Perrillo” #7 dos espanhóis do ‘Lagoness Racing Team’ perto do final. Valeu uma providencial ajuda na forma de uma lata de óleo...

Uma queda junto à meta já no final da corrida, felizmente sem consequências de maior para o piloto Carlos do Carmo na Famel XF-17 #96 do ‘Team a Taberna do Carlitos’. 

No final da prova, o primeiro a cortar a meta como grande vencedor da 7.ª Xassos Urban Cup foi Emanuel Cabral com a Yamaha DT50LC #59 do ‘Moto Marão Team’ (categoria Pró-Xassos), completando 79 voltas ao circuito em 3h01:21.754, com uma média final de 57,49 km/h (a sua melhor volta foi realizada em 2:08.684, à média de 61,54 km/h).

Bandeirada de xadrez para Emanuel Cabral e a sua Yamaha DT50LC #59 do ‘Moto Marão Team’. 

Pouco tempo depois, a organização afixava no local as tabelas da classificação geral e das respectivas categorias, situação que (infelizmente) não é muito comum neste tipo de eventos, mas que se torna numa mais-valia em termos de informação para quem acompanhou a corrida.
De acordo com os resultados finais, foram classificadas 39 equipas (22 na categoria Pró-Xassos e 17 na categoria Xassos), ficando os três primeiros ordenados da seguinte forma:

Classificação Geral

1.º : Emanuel Cabral, Yamaha DT50LC #59 (Moto Marão Team) – 79 voltas, 3h01:21.754, média de 57,49 km/h
2.º : Mário Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team) – 76 voltas, 3h01:39.789, média de 55,22 km/h
3.º : Antonio Guedes/Ricardo Mota, Yamaha DT50LC #2 (Two Killers) – 75 voltas, 3h01:36.297, média de 54,51 km/h
Melhor volta: Mário Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team) – 2:02,104, média de 64,86km/h

Categoria Pró-Xassos

1.º : Emanuel Cabral, Yamaha DT50LC #59 (Moto Marão Team) – 79 voltas, 3h01:21.754, média de 57,49 km/h
2.º : Mário Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team) – 76 voltas, 3h01:39.789, média de 55,22 km/h
3.º : Cláudio Sabino, Casal Boss #55 (CPV Racing 2) – 75 voltas, 3h:01.36.790, média de 54,51 km/h
Melhor volta: Mário Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team) – 2:02,104, média de 64,86km/h

Categoria Xassos

1.º : Antonio Guedes/Ricardo Mota, Yamaha DT50LC #2 (Two Killers) – 75 voltas, 3h01:36.297, média de 54,51 km/h
2.º : Manuel Domingues/Gil Sousa, Famel XF-17 #3 (Team Queima Velas 2) – 75 voltas, 3h02:45.514, média de 54,16 km/h
3.º : António Teixeira, Famel XF-21 #48 (Team Souto Rei) – 74 voltas, 3h03:00.703, média de 53,37 km/h
Melhor volta: Antonio Guedes/Ricardo Mota, Yamaha DT50LC #2 (Two Killers) – 2:10.692, média de 60,60 km/h

O culminar do evento deu-se com a entrega de prémios aos vencedores, numa cerimónia que se revelou muito longa, demasiado longa mesmo, graças a alguns atrasos da organização e aos muitos representantes locais presentes (administração pública, empresarial e patrocinadores) com os respectivos discursos “da praxe” proferidos por estes. 

Prémio especial para a participação dos espanhóis da ‘Lagoness Racing Team’, com a Derbi Antorcha “La Perrillo” #7 em destaque, terminando em 27.º da geral (10.º da categoria Xassos).

O prémio para o xasso mais xasso do evento foi atribuído à SIS Sachs V5 #60 da equipa ‘Doce Deleite’, com a dupla Pedro Magalhães/R. Pereireira a concluírem a prova na 18.ª posição da geral (12.º da categoria Pró-Xassos).

Pódio da categoria Pró-Xassos: 1.º - Emanuel Cabral, Yamaha DT50LC #59 (Moto Marão Team); 2.º - Mário Braz/Hernâni Miro, Honda NSR50 #99 (MB Racing Team); 3.º - Cláudio Sabino, Casal Boss #55 (CPV Racing 2).

Pódio da categoria Xassos: 1.º - Antonio Guedes/Ricardo Mota, Yamaha DT50LC #2 (Two Killers); 2.º - Manuel Domingues/Gil Sousa, Famel XF-17 #3 (Team Queima Velas 2); 3.º - António Teixeira, Famel XF-21 #48 (Team Souto Rei).

Parabéns à organização por mais uma edição de sucesso da Xassos Urban Cup – Fontes. Se dúvidas houvesse, este evento popular é um bom exemplo de que se podem fazer competições interessantes e divertidas com máquinas de apenas 50cc.

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