sábado, 29 de março de 2014

Automobilia Ibérica 2014 #2/2

Em jeito de balanço, pode dizer-se que o evento da Moita mantem a formatação de automobilia a que já nos habituou, sem grandes alterações na forma (pelo menos ao longo das últimas edições) mas com uma boa oferta de veículos, peças e uma grande variedade de artigos diversos, uns relacionados com os clássicos e outros nem tanto...

Nunca é demais enaltecer o facto de a organização manter o acesso ao recinto a custo zero (entrada livre), mas penso que poderia ser disponibilizada um pouco mais de informação aos visitantes, como por exemplo um mapa do recinto com a localização dos expositores e a indicação dos horários de funcionamento. E, porque não, a inclusão de uma exposição temática (por tipo de veículos, por marcas, por anos, por países, etc. etc. etc.) em cada edição, numa acção informativa (e formativa) destinada a todos os admiradores deste universo dos veículos históricos. 

Aqui ficam outros exemplos do que podia ser visto na edição deste ano:

Uma germânica DKW RT. 


Honda CB125 da primeira metade da década de 1970. 


Honda CD200 Benly de 1982. 


Suzuki GT 750 B de 1977, imponente tricilíndrica a 2T com arrefecimento por líquido (liquid-cooled). 


Flandria Imola 6 de 1975, uma desportiva belga de 50cc em estado imaculado após oito longos anos de restauro pelas mãos de Carlos Martins (Old Moped). 


O “low profile” de Pedro Pinto (principal responsável pela organização da grande exposição As Motos do Século, o Século das Motos realizada em 2000 na FIL, sócio fundador do MC Sintra e do Vespa Clube de Lisboa, fundador da revista DaMoto Clássica – actual SóClássicas – e posteriormente colaborador da revista MCV - Motos Clássicas & Vintage, etc.), um grande especialista de clássicas e um habitué destas andanças (Motomania). 


Ducati Sport 48 da década de 1960, bonita desportiva de pequena cilindrada da marca de Borgo Panigale. 


Heinkel Tourist 175cc (€ 3.000). 


SIS Sachs V5 Racing de 1985 (€ 850), uma das melhores motorizadas desportivas “made in Portugal”. 


Curioso aproveitamento de espaço dentro do quadro desta bicicleta. 


Casal Carina S170, a scooter lusa inspirada à data na alemã Zündapp R50. 

A presença de uma televisão nacional no local, neste caso a SIC, deu uma maior importância e exposição mediática ao evento.
Aqui ficam as imagens da reportagem da autoria de Teresa Conceição: 




A próxima edição da Automobilia Ibérica, a décima segunda, abrirá inscrições em Setembro próximo e realizar-se-á nos dias 14 e 15 de Março de 2015 no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita. 

5 comentários:

  1. Os horários de funcionamento estavam nos cartazes logo na porta principal do evento! Veja tudo com atenção antes de criticar! Quanto à organização dos veículos, por ano, país, marca etc, etc, aquilo é uma feira e não uma exposição, sendo que a organização de cada espaço é da responsabilidade do feirante e não do organizador!

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    1. Caro anónimo, pelos vistos não me aprecebi que os horários constavam do cartaz do evento que estava colocado na porta de entrada do Pavilhão, o que foi naturalmente uma falha da minha parte (a espectativa era muita em relação ao que iria encontrar que não reparei nesse pormenor).
      O importante é que foi mais uma edição de sucesso da Automobília Ibérica, com muitos motivos de interesse para os entusiastas dos veículos históricos e onde (na minha modesta opinião) não ficaria mal uma pequena exposição temática tal com acontece por exemplo nos eventos Salão Motorclássico e Salão Automóvel e Motociclo Antigo-Clássico-Sport de Aveiro.
      Bem sei que são eventos com outra dimensão, mas bem vistas as coisas, todos eles têm características comuns como sejam áreas destinadas a associações/clubes de automóveis e motociclos antigos e clássicos, assim como zonas dedicadas ao comércio de veículos, peças e automobilia.

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    2. Boas, o senhor está novamente a confundir o conceito de salão (exposição) com o de automobilia (feira)! As feiras são feiras e não exposições, portanto o que se encontra numa feira é material e serviços para vender e não exposições temáticas. O clube organizador já organizou na Moita 3 salões de veículos antigos, em 2000, 2001 e 2005 e nesses salões houve sempre essas exposições temáticas a que se refere, no entanto numa automobilia não é hábito se ver esse tipo de exposição que defende. Relativamente a comparações, nomeadamente a da dimensão, desculpe mas não concordo, acho que foi infeliz nesse comentário, a Automobilia Ibérica tem tanta dimensão como a dos outros eventos que referiu, inserem-se sim em conceitos diferentes!

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    3. Muito bem, fica a explicação.

      Obrigado e boas curvas.

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  2. OK, boas curvas para si também.

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