terça-feira, 18 de março de 2014

Apartamentos para motociclistas

Ser motociclista é, para muitos, não apenas o facto de conduzir um veículo de duas rodas com motor, seja por motivos profissionais, desportivos ou recreativos, mas também (e acima de tudo) um estilo de vida muito próprio e muitas vezes incompreendido pela grande maioria das pessoas, sendo que “para as que compreendem, nenhuma explicação é necessária. Para as que não compreendem, nenhuma explicação é possível!”.

Ora foi precisamente a pensar nestes motociclistas que os arquitectos japoneses Yuji Nakae, Akiyoshi Takagi e Hirofumi Ohno criaram o NE apartment, um bloco de oito apartamentos situado no bairro de Suginami, na populosa metrópole de Tóquio. 


Via 

Destinados ao mercado do arrendamento, cada unidade é composta por três pisos com garagem individual, funcionando esta também como porta de entrada do apartamento.

As linhas curvilíneas em forma de ‘C’ que o edifício apresenta facilitam a inversão de marcha das motas e maximizam não só o espaço exterior, bem como o interior dos apartamentos.
De acordo com os arquitectos, esta forma permite que os residentes tenham acesso aos seus apartamentos através de um “beco comum que os conduz directamente ao centro do complexo”.


Via 


Via 

Toda a estrutura foi concebida para ser uma extensão da estrada, de modo que quando os residentes se dirigem para o beco e entram na praça central, podem parquear as suas motas na respectiva garagem e imediatamente subir as escadas para as suas casas.

Sabendo que o aproveitamento do espaço é uma questão de extrema importância, as paredes curvas que separam cada unidade foram dispostas segundo um padrão radial, para que o interior dos apartamentos pareça mais espaçoso. 


Via 


Via 


Via 

Engenhoso e prático.

Fonte: Design TAXI

Sem comentários:

Enviar um comentário