quarta-feira, 26 de março de 2014

Automobilia Ibérica 2014 #1/2

Em ano de comemoração do 30.º aniversário do Histórico Automóvel Clube de Entre Tejo e Sado (1984-2014), a XI Automobilia Ibérica da Moita foi mais uma edição de sucesso, num fim-de-semana cheio de sol e com temperaturas superiores a 20ºC que, por si só, convidava a um passeio por esta vila da margem esquerda do Estuário do Tejo.

Via

Sendo este um evento temático para entusiastas de veículos antigos e clássicos, de duas e quatro rodas, a presença de público em número elevado (cerca de 14.000 nesta edição) proporcionou uma moldura bastante agradável, tanto a visitantes como aos 58 expositores presentes e, claro, à respectiva organização (HACETS).
Esta forte adesão foi notória durante a tarde de Sábado, com um bom número de motas estacionadas no exterior do Pavilhão Municipal de Exposições a servir de cartão-de-visita para quem chegava a este local.


Muitas motas junto ao Pavilhão Municipal de Exposições da Moita na tarde de Sábado. 


Uma impecável BMW R90/6 da década de 1970. 


Esta Norton ES2 (vista no encontro do MC Pinhal Novo de 2012) repousava à sombra (a idade não perdoa... LOL). 

No interior do recinto da Automobilia, com o espaço distribuído pelo pavilhão principal (com galeria) e pelo pavilhão anexo, a azáfama era grande em redor das muitas bancas presentes, em busca daquela peça ou acessório específico para terminar um qualquer restauro em curso, ou ainda de um bom negócio com um interessante veículo.

Grande azáfama no interior do pavilhão principal.

Por entre toda a panóplia mecânica exposta, muitos outros artigos relacionados com a temática dos clássicos podiam ser encontrados nesta feira, tais como miniaturas, brinquedos, livros, manuais, jornais, revistas, catálogos, folhetos, etc. 
Os clubes e/ou grupos temáticos também não foram esquecidos e um total de oito fizeram questão de marcar presença, em especial no Pavilhão 2.

Logo junto à porta de acesso ao Pavilhão 1, os visitantes eram brindados com uma elegante “velhinha” Motobécane no espaço reservado à Associação Portuguesa do Motociclismo de Época. 


Uma “idosa” Motobécane (vista no Salão MotorClássico de 2013 na FIL). 

Mas existiam outros motivos de interesse que convidavam o público a uma estadia mais ou menos prolongada de acordo com o objectivo de cada visitante, fosse ele um coleccionador, um profissional do sector ou simplesmente um entusiasta deste tipo de veículos de época (nos quais se inclui o autor destas linhas).
Aqui ficam alguns exemplos: 


TWN (Triumph Werke Nürnberg) Contessa 200cc da segunda metade da década de 1950, uma scooter com “sangue azul”. 


Flandria SP 247 50cc de 1972 com 4 velocidades de punho. 


Motoconfort (Motobécane) 125 LT 125cc bicilíndrica a 2T da primeira metade da década de 1970. 


Invulgar conjunto de punhos de madeira originais da primeira metade do Séc. XX (€ 50 cada par). 


Adler M200 200cc bicilíndrica a 2T da primeira metade da década de 1950. 


Norton Dominator (a anti-Triumph Speed Twin). 

Continua...

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