segunda-feira, 3 de maio de 2010

René Michel Vachon - Shrinking Vespas

Quando se trata de encolher grandes ícones do design industrial, um Canadiano estabelece as regras, concentrando-se num produto proveniente de Itália: A Vespa.



Não se deixem enganar pela imagem, este modelo é na realidade uma miniatura feita em madeira pelo artista René Michel Vachon, de uma bela Vespa 125 “Faro Basso” (farol baixo) de 1951.



Este Canadiano de 46 anos foi Director Artístico de uma grande Agência de Publicidade no Canadá, onde a criatividade, a atenção aos detalhes e a destreza manual são a chave do sucesso.

A sua antiga profissão preparou-o bem para o restauro de algumas Vespas a sério e para realizar modelos à escala destas.



Vive em Montreal, onde se localiza a província do Quebec que tem o Francês como principal idioma, e diz que “talvez as minhas raízes latinas expliquem a minha paixão pela Vespa”.









René constrói os quadros e outros componentes das suas Vespas com diversos tipos de madeiras, das mais duras às mais macias. Utiliza 12 camadas de primário, cores originais e revestimento até conseguir o desejado acabamento metalizado. As peças cromadas são compostas por partes metálicas e por partes em madeira, mergulhadas posteriormente em níquel para conseguir uma aparência cromada.



Algumas peças são perfeitamente funcionais. O descanso central cromado é móvel e recolhe por acção de uma mola integrada. As únicas peças de plástico existentes neste modelo encontram-se na óptica dianteira e traseira.





Um trabalho com um nível de perfeição fora do comum.

Verdadeiramente espectacular!

Fonte: Ride the Machine

Sem comentários:

Enviar um comentário