Numa tarde solarenga e bastante quente de Junho, como é habitual nesta
altura do ano na região do sul de Espanha, encontrei esta magnífica BMW R90S do
início dos anos ’70 estacionada numa das principais artérias da turística
localidade de Puerto Banús:
A desportiva BMW R90S
(1973-1976) foi lançada no mercado numa altura em que a indústria de
motociclismo europeia estava sob uma forte ameaça vinda do Japão, devido à
maior fiabilidade e facilidade de utilização das motos nipónicas, nomeadamente
a Honda CB750 e a Kawasaki Z1.
Pertence à família de modelos da série “/6” da marca
bávara (juntamente com a R60/6, R75/6 e a R90/6). O seu motor a 4T refrigerado
a ar apresenta a tradicional configuração ‘boxer’, também vulgarmente
denominada de pistões opostos. Basicamente é uma evolução do motor da R75/5, com
o mesmo curso mas um diâmetro maior, resultando num aumento da capacidade para os
898 cc.
A alimentação é efectuada por carburadores Dell’Orto, a potência máxima
é de 67 bhp (50 kW) e o binário máximo é atingido às 5.500 rpm, com
o redline definido às 7.200 rpm.
A ciclística foi melhorada com a inclusão de travões de disco duplos (260 mm)
na frente e um tambor (200 mm) atrás. A linha de escape foi redesenhada para
aumentar a potência e a caixa é de cinco velocidades.
Com um peso bruto de 215 kg em ordem de marcha, a R90S consegue atingir
uma velocidade máxima de 200 km/h, acelerando dos 0-100 km/h em 4,8 s. Como
curiosidade, de referir que o primeiro campeonato AMA de Superbike dos EUA (1976)
foi conquistado pelo piloto inglês Reg Pridmore numa BMW R90S.
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