segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Visto por aí #20

Bem no coração do bairro do Restelo, em Lisboa, mais propriamente na rua das lojas de comércio e perto de uma conhecida pastelaria local, uma montra em particular despertou-me os sentidos graças à sua decoração alusiva à icónica moped VeloSoleX.
 
Para além da evocação histórica da marca francesa, juntamente com alguma memorabília, o grande destaque era esta VeloSoleX 3800 de 1969 pertencente a uma colecção particular:
 
VeloSoleX 3800 de 1969, vista em Lisboa (Julho de 2022).
 
Habitualmente designada apenas por Solex, a VeloSoleX é uma bicicleta motorizada cujo conceito remonta ao início dos anos ’40. Foi concebida durante a Segunda Guerra Mundial pelo fabricante de carburadores Solex (protótipo de 1941) e comercializada pela primeira vez em 1946 (motor de 45 cc a 2T, com 0,4 hp e sem embraiagem, o que implicava ter que ser reiniciado cada vez que o condutor parava).
 
As VeloSoleX têm como particularidade a utilização de um motor acoplado na roda dianteira, com a tracção efetuada por rolo diretamente sobre o pneu, sem qualquer correia, corrente ou veio de transmissão ligado ao cubo da roda. Com esta prática solução, a VeloSoleX criou um novo meio de transporte, económico, confiável e fácil de conduzir, transformando-se rapidamente num enorme sucesso de vendas.
 
Referida pela marca como “a bicicleta que anda sozinha”, durante o séc. XX foram criados diversos modelos desta popular moped, dos quais a S3800 lançada em 1966 foi a mais famosa e a mais vendida (incluindo as versões S3800 Luxe e S3800 Super Luxe), equipada com motor de 49 cc a 2T, com 0,7 hp, 28 kg e 35 km/h de velocidade máxima.
 
Detida sucessivamente pela Dassault, Renault e Motobécane/MBK, a VeloSoleX vendeu mais de 7 milhões de unidades em todo o mundo até a sua produção cessar em França em 1988. Mais tarde a produção recomeçou simultaneamente na China e na Hungria, acabando por terminar na Hungria em 2002. A produção em França foi retomada em 2005 com a e-Solex, desenhada por Pininfarina e a primeira com motor elétrico. Actualmente a marca conta com uma gama renovada e equipada apenas com motorização eléctrica.

Sem comentários:

Enviar um comentário