quarta-feira, 24 de março de 2021

Famel E-XF

A Famel, marca histórica portuguesa das duas rodas, renasceu das cinzas e ressuscitou o mítico modelo XF-17, agora numa versão eléctrica mais amiga do ambiente, designada por E-XF. Este novo modelo já tem preço para o mercado português e os interessados já podem fazer a sua pré-reserva.
 
Famel E-XF. Via
 
A antiga marca de Águeda traz à memória as motorizadas das décadas de 70, 80 e 90 do século passado. A fábrica de Mourisca do Vouga encerrou em 2002 e posteriormente a marca foi adquirida por Joel de Sousa, um jovem Engenheiro Automóvel de Guimarães, com o propósito de a revitalizar através da criação de uma mota nova, moderna e de acordo com as actuais exigências do mercado.
 
Famel E-XF. Via
 
Esta nova fase da marca Famel, mais tecnológica e amiga do ambiente, pretende contribuir para uma mobilidade individual mais sustentável, alertando para a importância crescente da transição energética, necessária para atingir os objectivos de descarbonização das cidades através da utilização de veículos 0% emissões somando a vantagem que os veículos de duas rodas trazem através da sua versatilidade e agilidade nas cidades, que potenciam ganhos significativos nos tempos de deslocação e na qualidade de vida nas cidades. “O regresso como marca Portuguesa de Motociclos Eléctricos foi uma decisão difícil por causa da herança e cultura do passado, mas abraçamos esta missão para um futuro mais limpo e afirmarmo-nos perante as próximas gerações que serão também os nossos motociclistas, como uma marca voltada para o futuro” declara Joel de Sousa, responsável pela marca.
 
Famel E-XF. Via
 
Após alguns estudos conceptuais iniciais, foi decidida uma solução mais clássica e directa para primeira Famel do Séc. XXI. O projecto E-XF nasce assim da electrificação da antiga XF-17, estabelecendo o ponto de ressurgimento da marca com um dos mais icónicos modelos que circularam em Portugal (idealizada por António Costa Paulo, o seu design esguio, de aspecto e performances desportivas, fizeram com que a XF-17 fosse um dos modelos mais cobiçados e coroaram-na como a rainha das 50cc portuguesas).
 
A nova E-XF promete trazer a Famel de volta às estradas, oferecendo um novo conceito de mobilidade ao utilizador. Vem equipada com um motor eléctrico à roda com 5 kW de potência máxima e uma velocidade máxima de 70 km/h (limite legal de 45 km/h), que promete alguma diversão nas deslocações diárias. Traz ainda um sistema de travagem de disco à frente e atrás, com a inclusão do sistema CBS (Combined Brake System), conferindo uma melhoria significativa de segurança no sistema de travagem em relação ao modelo antigo. A bateria de 72 V e 40 Ah possibilita, com uma só carga de cerca de 4 horas, uma autonomia prevista de até 80km (dependendo das condições).
 
O protótipo da E-XF agora apresentado encontra-se actualmente em fase de desenvolvimento, homologação e industrialização. A comercialização está prevista para 2022, com um PVP estimado de 4.100 €.
 
Famel E-XF. Via
 
Em relação ao futuro da marca, Joel de Sousa mostra-se confiante e refere que “podíamos ter ido pelo caminho óbvio de colocar um motor a gasolina. Talvez para Portugal fizesse mais sentido, mas temos que ser mais ambiciosos e projectar a marca para fora, começando desde já pela Europa. Mas isto só se consegue com um produto inovador e com enorme potencial de conquistar mercados como o dos motociclos eléctricos, que ainda estão em aberto mas a crescer rapidamente”.
 
Famel E-XF. Via
 
A Famel foi sem dúvida um nome grande das motorizadas de fabrico nacional e bem merece uma nova vida, plena de sucesso e que seja mais uma afirmação da qualidade “Made in Portugal”.
 
Fonte: Motojornal 

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