domingo, 1 de junho de 2014

Fábrica FAMEL

A Famel – Fábrica de Produtos Metálicos, Lda. foi fundada em 1949 na Mourisca do Vouga, em Águeda, por João Simões Cunha, Augusto Valente de Almeida e Agnelo Simões Amaro.
Durante a segunda metade do século XX foi uma das maiores empresas de motorizadas de Portugal (a par da SIS-Sachs e da Casal), numa época em que estes práticos e económicos veículos de 50cc se tornaram no meio de transporte preferido da grande maioria das famílias portuguesas.

Via 

O centro de produção da marca, situado na EN1 à entrada de Mourisca do Vouga (sentido Lisboa-Porto), empregou mais de 600 trabalhadores e das suas instalações saíram inúmeros modelos que dominaram o mercado de vendas português. Nos anos 50 produziram-se ciclomotores com motores Pachancho, Victoria e JLO. Em 1958 é registada a marca Famel para a comercialização dos veículos. Em 1965 inicia-se a montagem de motores Zündapp. No final da década de 1970 é produzido o mais emblemático dos seus modelos, a mítica XF-17 (esteticamente inspirada na Suzuki T-125 Stinger, pelo menos ao nível do depósito de combustível), equipada com o motor Zündapp de 5 velocidades, 7 cv de potência, refrigeração a ar (ou água na XF-17 Super) e velocidade máxima superior a 100 km/h (o sonho e a desgraça de muitos jovens da época...).

A entrada de Portugal para a CEE, a consequente abertura dos mercados à produção estrangeira e as graves crises económicas que ocorreram na década de oitenta foram determinantes para o encerramento de grande parte desta indústria, cuja fragilidade se revelou na dificuldade em competir com modelos técnica e formalmente mais evoluídos apresentados no mercado nacional pela indústria japonesa. 

O último modelo desenvolvido pela marca foi a Famel Electron em 1997, uma revolucionária scooter eléctrica concebida em parceria com a empresa portuguesa EFACEC, com um motor de corrente contínua de 36 V que debitava uma potência máxima de 800 W, com 3 baterias de gel/chumbo de 12 V/55 Ah que garantiam um mínimo de 600 cargas e autonomia para 50 km (o que representava uma vida útil de cerca de 30.000 km). Apesar de ser um projecto visionário não contou com os prometidos apoios estatais e a empresa acabou por sucumbir antes de ver este modelo comercializado.

Em 2009, a televisão estatal RTP emitiu uma reportagem no programa Nobre Povo sobre as memórias da Famel, onde se fala do restauro de motorizadas da marca, das histórias perdidas no tempo e do estado de abandono em que se encontravam as instalações da fábrica, após ter fechado portas em 2002.



Já durante o mês de Maio deste ano, o operador privado de televisão SIC apresentou uma nova reportagem sobre a fábrica da Famel no programa Abandonados. Nela podemos ver o absoluto estado de degradação deste local emblemático, outrora um dos expoentes máximos da indústria do motociclismo “made in Portugal” ao longo de mais de 30 anos.



Apesar de a marca ter desaparecido há cerca de 15 anos, o culto da Famel permaneceu e está cada vez mais em alta, graças à grande procura que os motociclos clássicos portugueses têm actualmente, já restaurados ou por restaurar, para a qual certamente muito contribuíram os encontros e passeios de motorizadas que se realizam um pouco por todo o país, destacando-se o evento Todos a Fátima organizado anualmente pela revista Só Clássicas. 
Uma boa prova deste culto é a comédia A última Famel (2009) e a sequela Famel Top Secret (2014) da Kinjolas Motion Pictures, dois filmes realizados por Jorge Monte Real que futuramente formarão uma trilogia com a terceira aventura intitulada ‘Famel Top Secret – Parte 2’. A saga das aventuras de PP continua!

Mas será que a história da marca Famel ficará por aqui? Felizmente parece que a resposta é não, já que a mesma foi recentemente adquirida por Joel de Sousa, um jovem Engenheiro Automóvel de Guimarães. E nada melhor para revitalizar a marca que a criação de uma mota totalmente nova, moderna e de acordo com as actuais exigências do mercado. Assim, espera-se que a famosa expressão “F#&@-se, A Mota É Linda!” possa ser novamente aplicada a este novo projecto (previsto para 2018).

A futura Famel XF-17? Via 

Em jeito de sugestão aqui fica uma outra proposta, neste caso do artista do AutoCAD Hélder Rodrigues (não, não é o conhecido piloto nacional de todo-o-terreno...), para o renascimento da XF-17, aquela que foi uma das “cinquentas” de cariz mais desportivo fabricadas no nosso país.

Fontes: Motos de Portugal e Motociclos Portugueses: “Um olhar do design sobre 50 anos de produção”

12 comentários:

  1. Boa Sorte
    E eu também quero uma

    ResponderEliminar
  2. TAMbem vao ter motor de 125 ??? é que eu so tenho a carta dessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És assim tão estúpido? Tens mesmo a carta? Se tens a licença A1 podes conduzir as 50cc. Vai lá ao livro de código ver se não diz "ATÉ 125cc"

      Eliminar
  3. Boa sorte
    Bom projecto vai ser um sucesso !
    Eu compro

    ResponderEliminar
  4. Em 125 será impecável !

    ResponderEliminar
  5. A Famel foi sem dúvida um nome grande das motorizadas de fabrico nacional e bem merece uma nova vida, plena de sucesso e que seja mais uma afirmação da qualidade "Made in Portugal".

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Eu também gostava de ajudar a construir... o desenho sugerido daria com certeza uma preciosa ajuda no arranque. Tá linda!!!

    ResponderEliminar
  8. Gostava de saber se ja abriu a fabrica.

    ResponderEliminar
  9. lol. era fixe que realmente voltassem ao mercado, mas penso que seja apenas uma miragem.
    durante o ano passado falava-se que seria este ano que seriam lançadas as novas xf-17 de 125cc e de 250cc se nao estou em erro. entramos no novo ano nada. hoje dia 28 lembrei-me de ir ao site dos gajos e ja não é a mesma mota agora querem fazer-la eletrica e dizem que será lançada em 2018. tenho serias duvidas... acho que a versão a gota é melhor, podiam era utilizar 125cc e 250cc 2 tempos. aí sim a mota ficava bem veloz.

    ResponderEliminar
  10. Eléctricas sim se forem feitas com caixa de mudanças eu compro! ;-)

    ResponderEliminar