Nuno Caetano. Via
Sempre aos comandos de motas Kawasaki da KS Team of Portugal (preparadas pela KS Performance desde 2011), Caetano marcou presença nas corridas de Superbike TT, Superstock TT e Senior TT com uma ZX-10R Ninja #68 (com especificação FIM Superstock) e nas duas corridas de Supersport TT com uma ZX-6R Ninja #71. De fora ficou o Lightweight TT por considerar que esta “começou por ser uma classe económica e igualitária, mas que hoje em dia se tornou enormemente dispendiosa”.
Nuno Caetano na Kawasaki ZX-10R Ninja #68 (1000cc). Via
Nuno Caetano na Kawasaki ZX-6R Ninja #71 (600cc). Via
Superbike TT
A acção começou logo no dia de Sábado (31 de Maio) com a corrida de Superbike TT, num total de 6 voltas a cumprir no Circuito de Montanha com 37.733 mi (60,73 km), perfazendo um total de 226.398 mi (364,35 km).
Saindo da 66.ª posição obtida na qualificação, Nuno Caetano lançou-se ao ataque nas estradas da ilha e foi subindo na tabela até chegar ao 37.º lugar final entre 54 pilotos, arrebatando a sua primeira réplica bronze do troféu. O tempo total foi de 01h55m56.668s, a uma velocidade média de 117.149 mph (188,53 km/h), com a melhor volta cronometrada em 18m54.581s, à velocidade média de 119.716 mph (192,66 km/h).
Superbike TT – Resultados. Via
Supersport TT (Corrida 1)
Na Segunda-feira, dia 2 Junho, disputou-se a 1.ª corrida de Supersport TT, com 4 voltas ao traçado num total de 150.932 mi (242,9 km). O piloto luso saiu da 67.ª posição e terminou a corrida no 53.º lugar final entre 68 pilotos, com um tempo total de 01h20m28.836s, a uma velocidade média de 112.514 mph (181,07 km/h). A melhor volta foi cronometrada em 19m36.606s, à velocidade média de 115.441 mph (185,78 km/h).
Supersport TT (Corrida 1) – Resultados. Via
Superstock TT
Seguiu-se a corrida de Superstock TT na Terça-feira (3 Junho), igualmente com 4 voltas ao traçado. Nuno Caetano largou desta vez da 61.ª posição e terminou a corrida no 41.º lugar final entre 57 pilotos, o que lhe valeu a segunda réplica bronze do troféu. O tempo total foi de 01h17m25.800s, a uma velocidade média de 116.947 mph (188,21 km/h), com a melhor volta cronometrada em 19m03.310s, à velocidade média de 118.802 mph (191,19 km/h).
Superstock TT – Resultados. Via
Supersport TT (Corrida 2)
Na Quarta-feira, dia 4 Junho, disputou-se a 2.ª corrida de Supersport TT, também com 4 voltas ao traçado. O piloto saiu da 59.ª posição e terminou a corrida no 49.º lugar final entre 57 pilotos, com um tempo total de 01h19m41.552s, a uma velocidade média de 113.627 mph (182,86 km/h). A melhor volta foi cronometrada em 19m40.212s, à velocidade média de 115.088 mph (185,22 km/h).
Supersport TT (Corrida 2) – Resultados. Via
Senior TT
Finalmente o Senior TT, a corrida das corridas, teve lugar na Sexta-feira (6 Junho), e tal como no Superbike TT teve um total de 6 voltas ao Mountain Course.
Caetano iniciou a prova no 57.º lugar e depois de efectuar duas
boas passagens pela meta (já no 51.º lugar), foi forçado a abandonar ao fim da segunda
volta, após uma pedra ter furado o radiador da sua ZX-10R. A melhor volta foi
cronometrada em 19m02.375s, à velocidade média de 118.900 mph (191,35 km/h).
Este foi
o seu primeiro abandono numa corrida do TT.Senior TT – Resultados. Via
No final, a edição de 2014 do IOMTT fez uma vez mais jus à sua (polémica) fama, num misto de emoção e perigo levados ao extremo, que neste evento acabam por corresponder às duas faces da mesma moeda.
Se por um lado Bruce Anstey (Honda) tornou-se no homem mais veloz de sempre a rodar na Ilha de Man, com novo recorde de volta mais rápida com 17m06.682s, à velocidade média de 132.298 mph (212,91 km/h), durante a corrida de Superbike TT, por outro há que lamentar os dois acidentes fatais ocorridos na prova, envolvendo o veterano piloto Bob Price na 1.ª corrida de Supersport TT e o piloto Karl Harris, de 34 anos, na corrida de Superstock TT.
Realce para o bom desempenho do português Nuno Caetano, que se traduziu em ter conseguido chegar ao final das corridas sem incidentes (excepto no Senior TT, onde foi forçado a abandonar no final da segunda volta), nas condições e com o material de que dispunha. Obteve ainda as suas duas primeiras réplicas bronze do troféu e ficou perto de ultrapassar a barreira das 120 mph de média (193,12 km/h).
As duas primeiras réplicas bronze de Nuno Caetano. Via
Para o ano haverá certamente mais.
Fontes: Isle of Man TT e Motociclismo
Sem comentários:
Enviar um comentário