domingo, 1 de setembro de 2019

Peter Fonda RIP

Figura incontornável do mundo da 7.ª Arte e das duas rodas, Peter Fonda faleceu no passado dia 16 de Agosto em Los Angeles, vítima de complicações respiratórias derivado ao cancro pulmonar de que sofria há já algum tempo. O actor, realizador, argumentista e produtor americano tinha 79 anos.

Oriundo de uma das mais conhecidas e reputadas famílias ligadas ao cinema norte-americano, Peter Fonda era filho do grande actor Henry Fonda, irmão mais novo da actriz Jane Fonda e pai de Bridget Fonda (igualmente actriz).

Peter Fonda (1940-2019). Via 

A sua carreira começou no início da década de 1960, primeiro na Broadway e depois na televisão e no cinema. Em meados dos anos ‘60, Peter assume uma postura de ruptura face aos pressupostos estabelecidos pela indústria de Hollywood. Deixa crescer os cabelos, toma LSD com regularidade e torna-se numa figura de contracultura.

É por esta altura que a sua ligação ao mundo das duas rodas ganha um grande protagonismo, associado a uma imagem de rebelde (mas com um ar “cool”) aos comandos de motos Harley-Davidson, através de filmes como The Wild Angels (1966) e, principalmente, Easy Rider (1969), que produziu e escreveu em parceria com Dennis Hopper, que por sua vez assinou a realização.

The Wild Angels (1966). Via 

Se no primeiro temos as controversas peripécias do gangue Angels MC de San Pedro, California (numa clara alusão aos Hells Angels MC), no segundo é retratada a grande aventura de dois motociclistas pelo Sul e Sudoeste do Estados Unidos da América no auge do movimento hippie, imbuídos num espírito livre e de grande companheirismo, através de um cenário repleto de magníficas paisagens naturais de cortar a respiração.

Foi também com Easy Rider de Peter Fonda e Dennis Hopper que ficámos a conhecer a música Born to be Wild, dos Steppenwolf, que se tornou igualmente num símbolo das motos em todo o mundo e um hino à liberdade, que tive o prazer de ver e ouvir ao vivo na 23.ª Concentração de Motos do MC Faro, em 2004. Um verdadeiro filme de culto para todos os motociclistas.

Easy Rider (1969). Via 

Beneficiando do estatuto de estrela de cinema e aproveitando a sua grande popularidade junto dos motociclistas na década de 1970, Peter envolve-se no tema da segurança na condução de motos com o filme/documentário Not So Easy (1973). Narrado pelo próprio e tendo com convidado especial o grande Evel Knievel, este filme realizado por Cliff Vaughs (o responsável pela criação da famosa chopper ‘Captain America’ de Easy Rider) aborda diversas questões e cuidados a ter quando se anda de moto, procurando transmitir dicas e conselhos úteis aos motociclistas.

Not So Easy (1973). Via

Novamente no papel de líder de um gangue de motos, Peter ‘Chief Biker’ Fonda, envolve-se numa grande cena de pancadaria na comédia de acção The Cannonball Run (1981). Mais tarde faz uma breve aparição no drama Bodies, Rest & Motion (1993) como motociclista, filme onde a sua filha Bridget é uma das protagonistas.

The Cannonball Run (1981). Via 

A sua ligação às motos volta a surgir no grande ecrã em 2007, quando interpreta ‘Mephistopheles’ no filme Ghost Rider (protagonizado por Nicolas Cage) baseado no personagem homónimo da banda desenhada da Marvel e ‘Damien Blade’ na comédia de aventura Wild Hogs (com Tim Allen, John Travolta, Martin Lawrence e William H. Macy).

Ghost Rider (2007). Via


Wild Hogs (2007). Via 

Ao longo da sua carreira, Peter foi por diversas vezes distinguido pela sua performance em diversos filmes, com natural destaque para os Óscares (2 nomeações) e para os Globos de Ouro (4 nomeações, 2 vitórias), nomeadamente com The Victors (1963), Easy Rider (1969), Ulee's Gold (1997), The Tempest (1998) e The Passion of Ayn Rand (1999).

Peter Fonda faz parte do AMA Motorcycle Hall of Fame desde 2000.

R.I.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário