segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Mega Cycle (1967)


Mega Cycle / “Captain Pepi's Motorcycle & Zeppelin Repair”. Via 

Com uma imaginação sem limites e uma visão verdadeiramente “fora da bolha”, Ed “Big Daddy” Roth foi um dos grandes responsáveis pelo surgimento da Kustom Kulture nos Estados Unidos da América durante a década de 1950, uma cultura associada à customização de veículos (carros hot rod, motos, pinstriping) e ao lifestyle dos seus intervenientes (tatuagem, música, moda, arte, pin-up), que continua bastante activa graças à actual tendência manifestada em torno do estilo retro, antigo, vintage.

Uma das mais famosas criações do artista foi a personagem Rat Fink, uma caricatura de aspecto grotesco que apareceu em 1963, concebida como um anti-herói do famoso Rato Mickey da Disney. Rat Fink tornou-se bastante popular no seio da Kustom Kulture na forma de desenhos e pinturas, bem como em t-shirts, porta-chaves, brinquedos, decalques, etc.

Ed Roth e o seu Rat Fink. Via 

Ao longo da sua reconhecida carreira, Ed Roth trabalhou com diversos icons da Kustom Kulture, incluindo Robert Williams, Ed “Newt” Newton e Kenny “Von Dutch” Howard, entre outros. Foi precisamente através da interacção e partilha de experiências com alguns destes talentosos artistas, nomeadamente com os dois primeiros, que surgiu a ideia de conceber um carro com posição de condução e transmissão descentrada que serviria de transportador para a sua Harley-Davidson XLCH customizada (posteriormente substituída pela premiada Triumph de 1960 de Bob Aquistapase – inspirada num modelo 1/25 da Revell – que entretanto adquiriu).

Definido para ser um show car, os primeiros esboços do veículo surgiram em 1966, pela mão de Ed Newton. Mais tarde, Tom Daniel (criativo designer e colaborador da revista Rod & Custom Magazine) seria chamado para completar a secção frontal. 

Esboços de Ed Newton. Via


Desenho de Ed Newton (1966). Via 

A sua designação inicial, atribuída por Robert Williams, foi “Captain Pepi's Motorcycle & Zeppelin Repair”, mas depois de forte sugestão dos promotores dos salões e exposições, o nome foi alterado para “Mega Cycle”. Com esta estranha mistura entre um carro, um buggie e uma pickup, Roth continuou a explorar o seu conceito de veículo assimétrico que já tinha abordado com o Mysterion e o Orbitron. O Mega Cycle foi equipado com um motor Buick V6 colocado no lado direito, juntamente com a transmissão e o sistema de arrefecimento, sendo o peso destes componentes contrabalançado pela moto posicionada no lado esquerdo.

Mega Cycle. Via 

Após ter sido presença assídua em diversos eventos automóveis em 1967-1968, o Mega Cycle tornou-se num problema para Ed Roth que se debatia com falta de espaço para o guardar. Negociou então com um sucateiro o empréstimo do veículo por um período de um ano, em troca do chassi traseiro e motor de um Volkswagen. O carro ficou estacionado frente ao ferro-velho para publicidade, servindo desafortunadamente de casota para os seus cães, que acabaram por destruir parte do seu interior. Ed resgatou o carro e vendeu-o a Jim Brucker em 1969, que por sua vez o passou ao grande coleccionador Bill Harrah. 

Quando Harrah faleceu, o Mega Cycle e muitos outros carros da sua colecção foram a leilão. Darryl Roth, filho de Ed Roth, aproveitou a oportunidade para adquirir o Mega Cycle e o Druid Princess, outra das criações de “Big Daddy” (segundo Darryl, o Mega Cycle foi na realidade trocado pelo entretanto restaurado Wishbone, a mal-amada criação de Ed). Os Roth, pai e filho, restauraram então os dois carros com a ajuda do famoso pintor de automóveis Pete Santini. Concluído o restauro, os veículos acabaram por ser vendidos a Jay Ohberg e colocados novamente no circuito dos salões e exposições automóveis.

Mega Cycle. Via 

Em 2009 o Mega Cycle sofreu uma nova intervenção profunda, desta vez pelas mãos de Fritz Schenck, com o objectivo de deixá-lo conforme tinha sido originalmente criado em 1967, uma tarefa que se revelou árdua face à pouca informação disponível sobre o veículo, nomeadamente fotos a cores desse período. O restauro incluiu também a Triumph de 1960 e, também neste caso, foi difícil conseguir encontrar todas as peças necessárias para concluir o trabalho.



Ainda assim e após sete longos meses, o Mega Cycle ficou pronto em Setembro, cinco dias antes de seguir para o leilão Icons of Speed & Style, em Los Angeles, onde foi adquirido por Mark Moriarity pela quantia de $60,500.

A versão restaurada da Mega Cycle (2009). Via

Actualmente o Mega Cycle e a inseparável Triumph de 1960 customizada por Bob Aquistapase encontram-se em exposição no Motorcyclepedia Museum em Newburgh, New York.

Em exposição no Motorcyclepedia Museum em Newburgh, NY. Via



Fontes: Kustomrama, Greg Wapling, Hot Rods by Ed “Big Daddy” Roth e Choppers Magazine (February 1968) 

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