terça-feira, 16 de julho de 2019

Visto por aí #15

Apesar dos quase 30 anos de idade e de estar prestes a entrar para a categoria dos veículos clássicos, esta colorida BMW R100GS do início da década de 1990 chamava a atenção dos transeuntes numa rua perto da Igreja de San Jerónimo el Real em Madrid, Espanha:

BMW R100GS do início dos anos 90, vista em Madrid-Espanha (Junho de 2019). 

Em 1980 a BMW lançou a gama GS (inicialmente Gelände/Straße – off-road/road, depois Gelände Sport) motorizada pelo famoso bicilíndrico boxer (flat-twin) e transmissão secundária por veio, que se distinguia dos restantes modelos da marca pela sua configuração trail, com suspensões altas, posição de condução direita e roda da frente de maiores dimensões, tornando-se rapidamente num sério caso de sucesso que perdura até aos dias de hoje. 

A BMW R100GS em particular foi produzida durante os anos 1987-1996 e vinha equipada com um motor boxer de 980 cc a 4T refrigerado a ar, com 2 válvulas por cilindro, potência máxima de 60 bhp às 6.500 rpm e binário máximo de 76 Nm às 3.750 rpm, associado a uma caixa de 5 velocidades. A travagem é assegurada por um disco de f 285 mm na roda da frente e por um tambor de f 200 mm na roda de trás. A suspensão é efectuada através de forquilha telescópica na frente e pelo sistema Paralever na traseira (substituindo o sistema inicial Monolever).
Com um peso a seco de 210 kg, a R100GS conseguia atingir uma velocidade máxima na ordem dos 180 km/h.

Existe também uma versão designada por R100GS-PD (“Paris-Dakar”), inspirada no sucesso alcançado pelas R80G/S que dominaram a dura prova africana na primeira metade dos anos 80 (vitórias em 1981, 1983, 1984 e 1985), que basicamente é uma R100GS com um depósito de combustível maior, um guarda-lamas elevado na roda da frente e protecções para as mãos e motor. 

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