Terminou a acção em pista em 2016 para o português Miguel Oliveira, neste
que foi o ano de estreia do piloto de Almada na categoria intermédia do
“mundial” de velocidade.
Miguel Oliveira na Kalex da
equipa Leopard Racing (Moto2 2016). Via
Apesar de uma temporada com alguns azares e depois de muitas corridas
sem pontuar, especialmente após a lesão sofrida em Aragão, o piloto português obteve
a 21.ª posição final na categoria de Moto2, com um total de 36 pontos (a 1
ponto do “título” de rookie do ano), tendo revelado por várias vezes
uma capacidade de luta enorme, ultrapassando as dificuldades e lutando sem
receios com pilotos mais experientes nestas andanças.
20
Março - GP Qatar (Cuircuito Losail) – 11.º lugar.
3
Abril - GP Argentina (Circuito Termas de Rio Hondo) – 21.º lugar.
10
Abril - GP Américas (Circuito Américas) – Não classificado (queda).
24
Abril - GP Espanha (Circuito Jerez de La Frontera) – Não classificado
(queda).
8
Maio - GP França (Circuito Le Mans) – 9.º lugar.
22
Maio - GP Itália (Circuito Mugello) – 13.º lugar.
5
Junho - GP Catalunha (Circuito Barcelona-Catalunha) – 8.º lugar.
26 Junho - GP Holanda (Circuito TT Assen) – 15.º lugar.
17
Julho - GP Alemanha (Circuito Sachsenring) – Não classificado (queda).
O curto período de três semanas de férias a meio da época foi
aproveitado pelas equipas e respetivos pilotos para retemperar forças e preparar
da melhor maneira a segunda metade do campeonato, onde infelizmente Miguel
Oliveira não teve a sorte pelo seu lado.
14 Agosto - GP Austria (Circuito Red Bull
Ring) – 14.º lugar.
21
Agosto - GP República Checa (Circuito Brno) – 9.º lugar.
4
Setembro - GP Grã-Bretanha (Circuito Silverstone) – Não classificado
(avaria).
11
Setembro - GP S. Marino (Circuito Misano) – 17.º lugar.
25
Setembro - GP Aragón (Circuito Motorland Aragón) – Não classificado (queda
nos treinos e lesão).
16
Outubro - GP Japão (Circuito Twin Ring Motegi) – Não qualificado.
23
Outubro - GP Austrália (Circuito Phillip Island) – Não participou.
30
Outubro - GP Malásia (Circuito Sepang) – Não participou.
13
Novembro - GP Valência (Circuito Ricardo Tormo) – 13.º lugar.
Classificação final: 1.º Johann Zarco (Ajo Motorsport - Kalex), 276
pontos; 2.º Thomas Lüthi (Garage Plus Interwetten - Kalex), 234; 3.º Alex Rins
(Paginas Amarillas HP 40 - Kalex), 214; 4.º Franco Morbidelli (Estrella Galicia
0,0 Marc VDS - Kalex), 213; 5.º Sam Lowes (Federal Oil Gresini Moto2 - Kalex),
175; 6.º Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda Team Asia - Kalex), 169; 7.º Jonas
Folger (Dynavolt Intact GP - Kalex), 167; 8.º Lorenzo Baldassarri (Forward Team
- Kalex), 127; ... ; 21.º Miguel
Oliveira (Leopard Racing - Kalex), 36; etc.
Confirmando os rumores que davam como certo a estreia da KTM na
categoria de Moto2 já na próxima temporada (mesmo sendo uma categoria com
motores fornecidos pela Honda até final de 2018), a equipa Red Bull Ajo,
liderada por Aki Ajo, anunciou
entretanto os dois pilotos que vão fazer parte deste projeto: o sul-africano
Brad Binder (campeão de Moto3 deste ano) e o português Miguel Oliveira, que
regressa assim ao seio da equipa onde foi vice-campeão
do mundo em 2015.
Miguel Oliveira na WP-KTM
da equipa Red Bull Ajo (Moto2 2017). Via
Após os promissores testes
de Jerez e Valência já com a nova WP-KTM da equipa Red Bull Ajo, Miguel
Oliveira ficará algumas semanas afastado das pistas, pois as regras proíbem
testes no período de Dezembro a final de Janeiro. Só em Fevereiro do próximo
ano é que veremos o piloto português de regresso aos circuitos, mas até lá a
KTM não vai parar de trabalhar na sua moto para enfrentar a forte concorrência
que terá na próxima temporada do “mundial” de Moto2.
Força Miguel!
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