A Čezeta foi uma scooter fabricada pela marca checa ČZ
(Česká Zbrojovka), inicialmente entre 1957 e 1964, durante o período em que a
Checoslováquia fez parte do denominado Bloco Soviético (foi o último Estado
europeu a passar para o lado soviético da “Cortina de Ferro”).
O curioso design da Čezeta desafiava
os standards habitualmente associados
a este tipo de veículos, com um longo corpo em forma de torpedo (com 2 metros
de comprimento), um banco corrido que depois de levantado revelava um generoso
compartimento para bagagem (espaço este habitualmente ocupado pelo depósito de
combustível na maioria das scooters),
o guarda-lamas da frente fixo à estrutura com o depósito de combustível por
cima da roda, um farol na extremidade e uma armação metálica na superfície plana
superior para suporte de objectos.
Esta peculiar configuração deu origem a algumas brincadeiras entre os
proprietários da Čezeta, que diziam que a grande exposição do depósito de
combustível, juntamente com colocação do farol na sua extremidade, formavam o
conjunto ogiva+detonador do “torpedo”! Na verdade, este cocktail potencialmente explosivo não se revelou ser mais propenso
a pegar fogo do que qualquer outra scooter,
mesmo em colisões graves.
Čezeta 501. Via
O primeiro modelo a ser comercializado foi o Tipo 501,
produzido entre 1957 e 1959. Vinha equipado com um motor monocilíndrico a 2T
com 175cc, que lhe permitia atingir uma velocidade máxima perto dos 90 km/h,
gastando apenas 3,2 litros por cada 100 km percorridos. Mais tarde, em 2013, a
produção foi retomada com um modelo elétrico denominado Tipo 506.
Mas foi precisamente a Čezeta 501 (1957) que serviu de inspiração ao designer gráfico russo Stanislav Malyshev para este seu
trabalho conceptual, através do qual faz reviver esta icónica scooter.
Via
Via
Sem desvirtuar a imagem e as linhas principais da Čezeta 501, Malyshev
dotou este veículo clássico de um estilo moderno, transformando-o numa scooter actual e cheia de estilo.
Tratando-se de uma scooter
eléctrica, o espaço integrado no guarda-lamas da frente poderá ser utilizado
para ligar uma bateria adicional extraível, ou simplesmente para guardar
bagagem.
O esquema de cores utilizado garante uma imagem neoclássica para esta ČZta.
Via
Via
Fonte: Tuvie – Design of the Future
Sem comentários:
Enviar um comentário