domingo, 27 de julho de 2014

SBK AIA 2014 #2/2

As corridas

Quanto às corridas, o programa da edição deste ano era vasto e bastante diversificado, já que para além das habituais classes incluídas nas rondas no “mundial” de SBK (Superbikes, Supersport, Superstock1000, Superstock600 e European Junior Cup), ainda se disputou uma corrida do CNV – Campeonato Nacional de Velocidade que integrou as classes de Superbikes e Superstock600 (Circuito Portimão I).
A primeira corrida do evento, reservada ao “europeu” de Superstock600 (ST6) com 12 voltas (55,104 Km), foi realizada logo no final da tarde de Sábado, com o piloto italiano Marco Faccani (Kawasaki ZX-6R #5 San Carlo Team Italia) a instalar-se no comando logo à segunda volta, cortando a meta com 4,029 s de vantagem para o holandês Wayne Tessels (Suzuki GSX-R600 #77 – Wayne Racing Team) e 4,210 s para o italiano Federico Caricasulo (Honda CBR600RR #64 Evan Bros. Racing Team).

European Junior Cup (EJC)

Corrida EJC. 

No Domingo, As primeiras motas a saírem para a pista foram as Honda CBR500R da European Junior Cup, para um total de 10 voltas (45,920 km) ao circuito algarvio.
Sempre muito bem disputada, a corrida terminou com os seis primeiros a cruzaram a meta em menos de dois décimos de segundo (a diferença entre o primeiro e o segundo foi de quatro milésimos!).
O piloto espanhol Augusto Fernandez (#37 – WIL Sport), actual líder da competição, conquistou a sua quarta vitória da época, secundado pelo belga Angelo Licciardi (#87 – S.E.F.A.B Racing) e pelo espanhol Javier Orellana (#69 – Europe Food SL).


O jovem piloto luso David Ferreira #32. Via

Nesta prova alinhou também o jovem piloto português David Ferreira, através de wild-card, com o n.º 32.
Seguindo os conselhos do piloto Miguel Praia, grande conhecedor desde circuito que já foi a “casa” da sua antiga equipa Parkalgar Honda, David começou por conquistar a 13.ª 13 posição. para a grelha de partidaposição da grelha de partida no Sábado (entre 19 participantes), para depois na corrida e graças a um mau arranque (saltou-lhe a 3.ª mudança), o lusitano cair para a cauda do pelotão. Sem baixar os braços, David Ferreira encetou de imediato uma recuperação que o levaria a fixar-se no 14.º lugar final.

Resultados EJC. Via 

Superbikes (SBK) – 1.ª Corrida

Corrida SBK-1. 

A corrida 1 da categoria mais importante, as Superbikes, teve em Jonathan Rea (Honda CBR1000RR #65 – PATA Honda World Superbike) o seu primeiro protagonista ao comandar durante as três voltas iniciais de um total de 20, até que o também britânico Tom Sykes (Kawasaki ZX-10R #1 – Kawasaki Racing Team) foi para afrente e soube gerir bem a vantagem no final (2,539 s), vencendo à frente dos franceses Sylvain Guintoli (Aprilia RSV4 Factory #50 – Aprilia Racing Team) e Loris Baz (Kawasaki ZX-10R #76 – Kawasaki Racing Team), do italiano Marco Melandri (Aprilia RSV4 Factory #33 – Aprilia Racing Team) e de Jonathan Rea. 


Resultados SBK-1. Via 

Supersport (SSP)


Corrida SSP. 


No início desta corrida de 18 voltas, Kenan Sofuoglu (Kawasaki ZX-6R #54 – MAHI Racing Team India) foi que arrancou melhor e manteve a liderança já conquistada com a “pole position”. Atrás do turco vinham o francês Jules Cluzel (MV Agusta F3 675 #16 – MV Agusta Reparto Corse), o holandês Michael Van der Mark (Honda CBR600RR #60 – PATA Honda World Supersport) e o irlandês Jack Kennedy (Honda CBR600RR #4 – CIA Insurance Honda).
Após um erro de Jules Cluzel na curva Lagos e do aparecimento da chuva em maior quantidade, a Direcção de Corrida deu por concluída a prova devido ao piso estar muito escorregadio, numa altura em que Michael Van der Mark liderava, seguido de Jack Kennedy e de Kenan Sofuoglu.

Resultados SSP. Via 

Superbikes (SBK) – 2.ª Corrida

Corrida SBK-2. 

Foi com uma pista já bastante alagada que se disputou a corrida 2 das Superbikes, onde o britânico Jonathan Rea (Honda CBR1000RR #65 – PATA Honda World Superbike) foi o único comandante e ganhou destacado com 6,817 s de vantagem sobre o italiano David Guigliano (Ducati 1199 Panigale R #34 – Ducati Superbike Team) e o inglês Chaz Davies (Ducati 1199 Panigale R #7 – Ducati Superbike Team).
A corrida ficou marcada pela queda dos dois pilotos da Aprilia a meia-dúzia de voltas do fim, quando discutiam a 2.ª posição, numa manobra demasiado forçada do francês Sylvain Guintoli (Aprilia RSV4 Factory #50 – Aprilia Racing Team), que ainda conseguiu recuperar a mota e terminar no 7.º lugar.


Resultados SBK-2. Via 

Superstock1000 (STK)


Corrida STK. 

A prova do Troféu FIM de Superstock1000 (14 voltas – 64,288 Km) foi bastante emotiva, com os pilotos que terminaram nas quatro primeiras posições a passarem pelo comando da corrida. No final foi o italiano Lorenzo Savadori (Kawasaki ZX-10R #32 – Team Pedercini) que levou a melhor sobre o francês Matthieu Lussiana (Kawasaki ZX-10R #94 – Team GARNIER by ASPI) e o sul-africano David McFadden (Kawasaki ZX-10R #169 – MRS Kawasaki).

Resultados STK. Via 

CNV – Circuito Portimão I

A fechar o programa e já com a pista praticamente seca, disputou-se ainda a corrida do “nacional” de velocidade que englobou as classes de Superbikes e Superstock600, num total de 25 pilotos e 16 voltas (73,472 km) para cumprir.
Com duas partidas e três comandantes diferentes, a prova teve um desfecho favorável para o piloto Tiago Magalhães (Kawasaki ZX-10R), seguido de André Pires (Suzuki GSX-R1000) e de Mário Alves (BMW S1000RR).
Na 4.ª posição da geral, e vencedor entre as Superstock600, ficou Ivo Lopes, com 4,9 s de vantagem sobre o perseguidor imediato e guia do Campeonato nesta classe, Sérgio Batista, e 7,5 s face a Romeu Leite, todos em Yamaha R6.

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