A
afluência de público no segundo dia (21 de Abril) do 8º Salão Motor Clássico,
foi claramente inferior à edição do ano passado, mas os amantes dos clássicos
que se deslocaram aos pavilhões da FIL, certamente que não deram por mal empregues
os € 9 que pagaram pelo bilhete.
Muita
coisa interessante podia (e devia) ser apreciada dentro e fora de portas, com
os espaços repartidos entre as duas e as quatro rodas, onde se encontravam
modelos para todos os gostos e bolsas, naturalmente, desde os de cariz mais
“elegante” aos mais radicais e desportivos.
Vista geral. Via
Nas duas
rodas e logo após a entrada no pavilhão, surgia à direita o stand do Museu do Caramulo que exibia esta
bela Harley-Davidson WL 750cc de 1946, modelo utilizado Polícia de Estrada
americana.
Harley-Davidson WL 750cc de 1946.
O restaurador setubalense José Botelho, especialista em motas inglesas,
levou até à FIL alguns modelos já restaurados e outros à espera de alguém que
se dedique a essa nobre tarefa. Nas restauradas estavam, entre outras, uma
Ariel VH 500cc de 1954 (€ 8.000,00), uma Coventry Eagle G45a 350cc de 1931 (€
15.000,00) e uma BMW R42 de 1927, estas duas últimas já conhecidas da edição
anterior. Por restaurar encontrava-se uma Ariel Square Four MkII 1000cc de
1953 (que esteve no último mês de Março na Automobilia
Ibérica da Moita - € 9.000,00) e uma BMW R60/2 600cc de 1964 (€ 7.500,00).
Coventry Eagle G45a 350cc
de 1931.
No espaço
do ACP Clássicos surgiam duas
verdadeiras preciosidades da mítica marca inglesa Vincent, uma Rapide 1000cc de
1953 e uma Comet 500cc de 1954, consideradas por muitos como sendo o expoente
máximo da engenharia britânica nas duas rodas durante e após a 2ª Guerra
Mundial. Só para ver estes belos e valiosos exemplares já valia a pena uma
deslocação ao Motorclássico.
Vincent Rapide 1000cc de
1953.
Vincent Comet 500cc de
1954.
Mesmo ao
lado e como que a fazerem companhia às Vincent, encontravam-se outras duas
vistosas inglesas, uma AJS e uma Norton.
AJS.
Norton.
A exposição temática “Motos de Competição” fez as delícias dos amantes
da velocidade, onde podiam ser admiradas algumas das máquinas que participam no
Troféu Nacional
de Motos Clássicas, entre elas as Yamaha TZ 250cc de 1981, 1984 e 350cc de
1979, uma Ducati MHR 900
(Mike Hailwood Réplica) de 1983, uma Moto Guzzi V7
Sport 750cc de 1974, uma Ossa 500 de 1971, uma Derbi 50 RAN (Réplica Angel
Nieto) de 1973, uma Sachs 50cc de 1973 e uma mais
antiga Rudge 500 Ulster de 1937. Mas a que
chamou mais à atenção foi a “bomba” de Hermano Sobral, uma espectacular Suzuki
RG500 de 1976 de GP com motor a 2T restaurada pelo especialista Nigel Everett
(antigo mecânico do carismático piloto inglês Barry
Sheene).
Exposição temática “Motos
de Competição”.
Espetacular Suzuki RG500 de
1976 (moto de GP) de Hermano Sobral.
A 3 Ciprestes Cycles de Barcarena
era a única representante da Kustom
Kulture presente no Salão, uma cultura que surgiu nos Estados Unidos da
América na década de 1950 e que tem como pilar principal a customização de
veículos (motas e carros) envolvendo diversas áreas artísticas e profissionais
como aerografia e pinstriping, para além de caracterizar um estilo de vida,
sempre com uma imagem muito própria e normalmente associada às tatuagens, à
moda e à musica dos anos 50.
3 Ciprestes Cycles.
Na zona
do Jornal dos Clássicos encontrava-se
uma Kawasaki Z1 900cc DOHC, a musculada superbike
da década de 1970 da marca japonesa.
Kawasaki Z1 900cc DOHC da década
de 1970.
Continua...
Sem comentários:
Enviar um comentário