quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vespa VS Lambretta


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A popularidade das scooters cresceu fortemente na Europa nos anos que se seguiram à 2ª Guerra Mundial, graças ao seu baixo custo, economia, robustez, facilidade de condução e mobilidade que estes veículos de duas rodas proporcionavam aos seus proprietários.

Elegantes e esteticamente apelativas, as scooters foram rapidamente adoptadas pela população mais jovem das grandes cidades que se identificava com este novo estilo moderno, incluindo uma grande percentagem do sexo feminino. Curiosamente, esta mesma modernidade foi pretexto para algumas rivalidades entre grupos de jovens, com especial incidência para os conflitos entre Mods e Rockers em Inglaterra durante a década de 60 do século XX.

O aparecimento das míticas scooters Vespa e Lambretta, em 1946 e 1947 respectivamente, deu origem a uma acesa rivalidade entre estas duas marcas italianas e que perdura até aos dias de hoje, em grande parte devido às peripécias que envolveram o inovador Corradino D'Ascanio e as respectivas marcas Piaggio e Innocenti, a quando da criação destes veículos.



Para a resposta à eterna questão sobre qual das duas é a melhor scooter, as opiniões dividem-se entre a estética e a mecânica, ou seja, entre a paixão e a razão. Se para os primeiros a questão é apenas de gosto pessoal por um ou por outro modelo (e como gostos não se discutem...), já para os segundos é possível fazer uma abordagem mais técnica do assunto, apontando diferenças relacionadas com a condução, a fiabilidade, a manutenção, etc., apesar de ambos os modelos clássicos terem motores a 2 tempos e caixa de 3 ou 4 velocidades de comando manual.

De acordo com algumas opiniões:


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A favor:

- Maior facilidade de utilização.
- Maior fiabilidade.
- Menor dificuldade em encontrar peças (manutenção mais barata).

Contra:

- Menor equilíbrio em andamento devido à colocação lateral do motor (especialmente sem o pneu sobresselente).


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A favor:

- Mais estilo.
- Melhor som.
- Maior equilíbrio em andamento devido à colocação central do motor.

Contra:

- Menor fiabilidade.
- Maior dificuldade em encontrar peças (manutenção mais cara).



Na década de 50, as Vespas e as Lambrettas já se passeavam pelas ruas de todas as cidades de Itália e todos os países possuíam uma estação de serviço especial especificamente concebida para manter este novo meio de transporte em funcionamento na estrada. Nesta altura, a Piaggio e a Innocenti querem assegurar-se de que a scooter será um meio de transporte viável nos anos vindouros – e não apenas uma moda passageira.

Para manterem a sua quota de mercado e a fidelidade dos clientes para com a marca, as duas empresas fundam clubes de scooters. Os clubes organizam passeios de domingo pelo campo, com início no centro da cidade para que os condutores de scooters possam ser vistos pelos pedestres. Os clubes ajudam as pessoas com a burocracia e os aspectos técnicos inerentes a possuírem uma scooter e até ensinam os inexperientes condutores a manobrarem os seus veículos. Os clubes transformam um humilde meio de transporte numa nova actividade de lazer que varre o país.

Em Portugal, destacam-se o Vespa Clube de Lisboa e o Lambretta Clube de Portugal. O Vespa Clube de Lisboa, por exemplo, foi fundado em 14 de Agosto de 1954 e sem nunca ter cessado a sua actividade, é hoje o clube de duas rodas mais antigo do País, por onde já passaram várias gerações de Vespistas.



É bem conhecida a paixão que os povos latinos transportam consigo cada vez que têm de defender uma causa própria e, neste caso, a “batalha” com quase meio século entre as marcas italianas Vespa e Lambretta continua a dar que falar.

As duas icónicas marcas tentam conquistar os motociclistas através das mais variadas formas e feitios, realçando os actuais modelos que são esteticamente e mecanicamente mais adaptados ao nosso dia-a-dia, mas sem nunca descurar a ligação com o passado e com os modelos clássicos. É o caso da recente reintrodução no mercado da Vespa PX (descontinuada em 2007 após 30 anos no mercado, mantendo-se apenas as cópias indianas feitas pela LML) e do regresso da Lambretta (relançada pelo grupo italiano Motom Electronics no Salão de Milão – EICMA 2010).

Este último vídeo que a Lambretta está a utilizar como promoção das suas scooters é apenas mais um exemplo de uma história com muitos episódios interessantes. Provavelmente irá ficar com um sorriso após ver o vídeo até ao fim... isto se não for um fervoroso adepto da Vespa.



Pessoalmente (e infelizmente) não possuo nenhum modelo nem de Vespas nem de Lambrettas, mas a minha preferência recai nos modelos vintage da Piaggio, mais concretamente a Vespa 150 Sprint (VLB1T).


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Um dia hei-de ter uma...

Fontes: Motociclismo e Wikipedia

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