segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Alberto Granado RIP

No passado dia 5 de Março, Alberto Granado partiu para a sua última viagem rumo ao desconhecido.


Via SFGate

No longínquo ano de 1952, este Bioquímico de formação embarcou numa épica viagem pela América Latina juntamente com o seu amigo e jovem finalista de Medicina Ernesto Guevara, onde juntos percorreram mais de 12.000 km de Sul para Norte, cruzando vários países que revelaram a existência de grandes contrastes e assimetrias sociais entre as classes mais abastadas e as mais desfavorecidas.


Via Wikipedia

Saindo de Buenos Aires no dia 4 de Janeiro aos comandos da “La Poderosa II” (uma antiga Norton 500cc de 1939 baptizada em homenagem a uma velha bicicleta da sua juventude, a “La Poderosa I”), a aventura levou-os a atravessar a Argentina, o Chile, o Peru, a Colômbia e finalmente a Venezuela, onde se separaram no dia 26 de Julho, depois de oito longos meses de grandes peripécias, entre situações curiosas e adversidades.


Via Deseos y Averías


Via Ping


Via Wikipedia


Via Wikipedia

Com base nos diários escritos por Alberto e Ernesto, esta magnífica viagem foi retratada no filme de 2004 Diários de Motocicleta, realizado por Walter Salles e protagonizado pelos actores Rodrigo de la Serna (Alberto Granado) e Gael Garcia Bernal (Ernesto Guevara). Este é sem dúvida um dos meus filmes preferidos onde a mota tem um papel de destaque no desenrolar da história.


Via Wikipedia

Esta jornada teve um papel fundamental no despertar da consciência social de Ernesto Guevara, bem como as suas convicções politicas que o levariam a tornar-se num dos mais icónicos revolucionários do século XX, “Che” Guevara, que juntamente com Fidel e Raul Castro encabeçou a revolução em Cuba. Mais tarde, em 1967, “Che” foi capturado e executado por soldados na Bolívia quando estava empenhado no projecto revolucionário desta nação dos Andes.

Após a viagem, Alberto Granado voltou à Argentina para trabalhar como Bioquímico, mas, após o triunfo da revolução cubana, “Che” Guevara convidou-o para ir a Havana em 1960 e, um ano depois, decide ficar na ilha com a sua esposa e filhos, ensinando Bioquímica na Universidade de Havana. Posteriormente foi co-fundador da Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago, obteve o Doutoramento em Ciências Biológicas e tomou parte activa na criação da Sociedade de Genética de Cuba da qual foi presidente, entre outras actividades.


Via Irineu Messias

Alberto Granado, nascido em 8 de Agosto de 1922 em Córdoba (Argentina) e estabelecido em Cuba desde 1961, morreu de causas naturais aos 88 anos de idade.

R.I.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário