Quando Daryl se mudou de armas e bagagens para Pequim por motivos profissionais, a sua obsessão por motas levou-o imediatamente a procurar uma, mesmo antes de ter encontrado um apartamento para viver.
Embora Pequim esteja cheia de motas com sidecar e de scooters, a realidade é que não se vêm verdadeiras custom a circular nas estradas, lamenta Daryl. E apesar dos construtores locais dizerem que fabricam motas custom, na prática a única diferença relativamente aos modelos de série é a cor. Era necessário alterar esta situação! Daryl decide então abrir a sua própria empresa, a Bandit9, apesar dos grandes entraves associados à barreira linguística e da enorme resistência oferecida pelos fabricantes chineses, relativamente a tudo o que seja diferente do estilo dos modelos da marca da casa Chang Jiang (CJ) a que estão habituados. Assim nasceu a Loki, uma CJ 750 “customizada” e a primeira mota produzida pela Bandit9.
A CJ 750 foi originalmente concebida para aguentar a dureza da utilização militar e é directamente baseada na soviética IMZ M-72 (1942-1963), que por sua vez deriva da alemã BMW R71 (1938-1941). Tal como as suas “primas”, a CJ 750 é propulsionada por um motor boxer de 2 cilindros de válvulas laterais com 746cc a 4T, refrigerado a ar, com transmissão final por veio para a roda traseira e é um caso único de longevidade em todo o mundo, uma vez que a sua produção teve início em 1957 e dura até aos dias de hoje.
A ideia de Daryl foi redesenhar a mota no sentido de a tornar mais elegante, tanto a nível estético como dinâmico. E não foi tarefa fácil! Foi dada uma grande atenção ao detalhe e foram utilizadas algumas soluções pouco habituais para este modelo, como a adopção de aros de 19” e pneus Firestone, guarda-lamas cortados e fixados mais junto às rodas, colocação de travões de disco, suspensão melhorada e assento rebaixado com molas para maior conforto. O quadro assenta numa posição mais baixa que o do modelo original da CJ 750, transmitindo assim um look mais agressivo.
Para Daryl, a característica favorita da Loki é o seu “roncar”, resultante do novo desenho dos escapes, mais curtos e em forma de rebento de bambu. O tom verde utilizado no depósito de combustível (deep forest green), juntamente com uma lista pérola, dá um toque clássico ao conjunto, semelhante a um Jaguar dos anos 60 do século XX.
A Loki representa bem a ideologia da Bandit9 – destacar-se num mar de repetição (tem mais piada ser-se pirata que marinheiro), e Daryl através da sua Bandit9 quer colocar a China no mapa das produções custom.
Boa sorte Daryl!
Fonte: The Mot’Art
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