quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Baptismo de Enduro e TT



Recebi recentemente um cheque presente ‘Adventure’ da empresa A Vida é Bela e depois de ter consultado o respectivo livro com as várias opções à escolha, a decisão não demorou muito tempo a ser tomada: Baptismo de Enduro e TT na empresa do piloto português Pedro Bianchi Prata.



Embora as motas façam parte da minha vida desde 1998, o todo-o-terreno ainda é uma novidade para mim, pelo que não quis deixar passar a oportunidade de aprender alguns segredos sobre a condução em pisos de terra. Aproveitando a pausa na intempérie das últimas semanas, agendei a realização da actividade para o passado Domingo e numa tarde bastante solarenga, rumei ao Centro de Estágios de Sintra de Bianchi Prata (atenção à entrada para a estrada de terra batida que dá acesso ao local, já que esta é uma zona sem indicação e que facilmente passa despercebida) onde, depois de devidamente equipado, tinha à minha espera uma endurista Husqvarna TE449, cuja tecnologia foi herdada da G450X da BMW quando esta adquiriu a marca sueca.


A Husqvarna TE449 à minha espera

Após as sempre oportunas explicações do monitor mas com a cabeça “formatada” para a condução em estrada, confesso que de início me senti algo “perdido” até conseguir encontrar um andamento minimamente digno, de modo a não fazer má figura perante os presentes (estava lá o próprio Pedro Bianchi Prata, não é...). Realmente tudo é diferente, começando desde logo pela configuração alta e esguia da mota e respectiva posição de condução com os braços abertos, passando pela resposta por vezes um pouco intempestiva do motor monocilíndrico a 4T de 449cc (DOHC, 4 válvulas e refrigeração líquida), pelas suspensões Kayaba de grande curso, pela tracção proporcionada pelos pneus de enduro, etc.


Explicações do monitor sobre o funcionamento da mota

Mas um motociclista nunca se atrapalha perante um qualquer veículo de duas rodas a motor (LOL), e com as dicas do monitor bem presentes, foi tempo de desfrutar da generosa entrega de binário que a TE449 tem para oferecer. Inicialmente foram umas simples voltas em redor dos “mecos” para habituação à mota e ao piso que, felizmente, não estava molhado, aumentando gradualmente a dificuldade com a introdução de uma variante cheia de curvas e contra-curvas, que também serviu para apurar a travagem.


Início cauteloso

Com o básico da condução de todo-o-terreno mais ou menos interiorizado, foi tempo de uma pequena pausa para recuperar o fôlego, repor os líquidos e ouvir atentamente a análise do monitor relativamente o meu andamento até ao momento, assim como as explicações relativas à fase seguinte.


Pequena pausa antes do percurso principal

Para a segunda parte do baptismo estava reservado o percurso principal, numa pista bem mais longa e exigente, cheia de curvas, lombas e saltos, num traçado com todos os requisitos para a prática do enduro. E qual foi a atitude adoptada para superar o desafio? Gás!


Gás!

Com o final do dia rapidamente a chegar ao fim, muito por culpa da actual hora de inverno, as últimas voltas foram realizadas com já muito pouca luz, o que também ajudou a uma pequena queda felizmente sem consequências para o condutor ou para a Husky “quatro e meio”, que se comportou de forma irrepreensível em todos os momentos.


O baptismo terminou praticamente de noite

Apesar de algumas marcas deixadas pela exigência física deste tipo de condução ao fim de 60 minutos de grande intensidade (os 20 anos já lá vão... há mais de 20 anos!), foi uma experiência verdadeiramente fantástica, superiormente organizada pelo staff de Bianchi Prata e que será certamente para repetir se a oportunidade se proporcionar novamente (quem sabe agora num estágio de 2 dias...).


Um pouco cansado mas feliz

E para terminar a tarde em beleza, nada melhor que uma foto tirada com os pilotos Pedro Bianchi Prata e Hélder Rodrigues (3º classificado no último Dakar e actual Campeão de Mundo de Ralis TT), que entretanto apareceu no local para se juntar aos demais presentes, aos quais desejei a melhor sorte para a edição deste ano do Dakar.


Com os campeões Hélder Rodrigues e Pedro Bianchi Prata

Aqui ficam algumas imagens desta experiência captadas pela equipa de Bianchi Prata (incluindo um pequeno testemunho filmado ao estilo de ‘O Projecto Blair Witch’ LOL):

1 comentário:

  1. Grande racer!!!! Assim é que é, a todo o gázzzzz, mas da próxima com LAMA para veres o que é o verdadeiro enduro!! Isto é o que de bom a vida nos traz: sensações!
    Go for it!

    ResponderEliminar