quinta-feira, 9 de agosto de 2018

William Dunlop RIP

O norte-irlandês William Dunlop faleceu no passado dia 7 de Julho, em resultado dos ferimentos causados por um grave acidente que sofreu durante os treinos para a corrida de Skerries 100, nos arredores de Dublin. O piloto de Ballymoney (Condado de Antrim, Ulster) caiu na terceira volta dos treinos, na seção Sam’s Tunnel do circuito de 2,9 milhas, aos comandos da Yamaha YZF-R1 da equipa Temple Golf Club.

William, de 32 anos, tinha regressado às corridas neste evento, depois de decidir abandonar o Tourist Trophy da Ilha de Man deste ano, alegadamente para recuperar dos ferimentos sofridos na corrida de North West 200 algumas semanas antes, revelando depois que deixou a ilha para ficar com a sua parceira durante um período de incerteza sobre uma gravidez desta.

William Dunlop durante os treinos para a Skerries 100. Via 

Oriundo de uma família de pilotos com grandes tradições em corridas de estrada (road races) na Irlanda, a dinastia Dunlop, William iniciou a sua carreira de piloto em 2000, tendo ganho por 108 vezes em corridas de estrada, contando ainda quatro vitórias no North West 200, sete no Grande Prémio do Ulster e cinco pódios no TT da Ilha de Man. Também correu no GP de Valencia de 2009 do “mundial” de 250cc com uma Honda, a última corrida antes da classe mudar para as actuais Moto 2.

O seu pai Robert infelizmente já tinha perdido a vida em 2008 no North West 200, enquanto o seu tio Joey (que ainda detém o recorde de maior número de vitórias no IOMTT, com 26) morreu em 2000 numa Honda 125 durante uma corrida em Tallin, Estónia.

O seu irmão mais novo Michael, o último de duas gerações da família Dunlop personalizada por dois conjuntos de irmãos que têm dominado o road racing ao longo de mais de três décadas (Joey/Robert e William/Michael), é um dos melhores pilotos da actualidade com inúmeros pódios e vitórias conquistadas em diversas corridas, com destaque para as 18 subidas ao lugar mais alto do pódio no TT da Ilha de Man (o terceiro mais vitorioso de sempre, a seguir ao seu tio Joey e ao actual “King of The Mountain” John McGuinness).

Talento, humildade e genuinidade eram qualidades unanimemente reconhecidas a William Dunlop.

R.I.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário