Magnífico exemplar de uma Honda CB550 Four K da segunda metade dos anos
70 (provavelmente uma K3 de 1977), estacionada numa movimentada rua da Capital
(apesar de na foto assim não parecer) e equipada com uns úteis e práticos
alforges:
Honda CB550 Four K da
segunda metade dos anos 70, vista em Lisboa (Abril de 2018).
Em meados dos anos 70 e tendo por base o motor da CB500 Four, a Honda
aumentou o diâmetro de cada um dos 4 cilindros em 2,5 mm, criando a Honda CB550 Four (1974-1978).
Este aumento de cerca de 50cc na cilindrada, ainda que pouco significativo,
veio trazer um incremento da potência e do binário em médios regimes, o suficiente
para, entre outras coisas, enfrentar a presença da Suzuki 550 com outro tipo de
argumentos.
Visualmente, a CB550 segue a mesma linha da restante família SOHC Four, que abrange tanto as cilindradas maiores como as menores, ou seja, da CB750 à CB350. Em termos
de modelos, a série ‘K’ apresenta um sistema de escape 4-em-4 (4 saídas com 4
ponteiras) e a série ‘F’ um escape tipo 4-em-1 (4 saídas com apenas 1
ponteira).
Todos os diferentes modelos ‘K’ (K0 a K4) e ‘F’ (F1 a F3) estavam
equipados com o motor transversal de 4 cilindros, 8 válvulas SOHC de 544 cm3,
refrigerado a ar, com 4 carburadores, que debitava 50 bhp às 8.500 rpm
e 43,1 Nm às 7.400 rpm. A transmissão final era por corrente, através
de uma caixa de 5 velocidades, e a travagem assegurada por um disco na roda da
frente e um tambor na roda de trás.
Com uma altura do assento de apenas 805 mm, um peso na ordem dos 200 kg
e uma velocidade máxima um pouco acima dos 160 km/h, a CB550 Four K era possivelmente
o modelo mais equilibrado da Honda na década de 1970.
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