Foi num dia de sol bastante intenso (como se nota pela foto) que me
deparei com esta MZ ETZ 250 da década de 1980 estacionada numa artéria da
cidade de Lisboa, um exemplar pouco visto e com sinais de uma utilização algo intensiva
por parte do seu proprietário:
MZ ETZ 250 dos anos 80,
vista em Lisboa (Junho de 2016).
A marca MZ nasceu
em 1906 (inicialmente sob a designação de DKW) na cidade de Zschopau, uma
localidade da antiga República Democrática Alemã (RDA/Alemanha Oriental) que
ficou famosa pela sua grande indústria de motos. A designação MZ (Motorenwerke
Zschopau – Fábrica de Motores de Zschopau) foi criada em 1956.
Nos anos ‘50, a MZ era líder mundial de motores a dois tempos
refrigerados a ar. Os seus modelos mais famosos estavam equipados com este tipo
de motores com 125cc, 150cc e 250cc, nas variantes ES, ETS, TS e ETZ. Já
durante os anos ‘80, a ETZ (Einzylinder
Telegabel Zentralkastenrahmen – Monocilíndrico, Forquilha telescópica e Quadro
de trave central com secção rectangular) era o modelo mais comum da MZ. Subdividida
nas séries ‘pequena’ e ‘grande’, a primeira utilizava os motores de 125/150
(ETZ 125 - 123cc e ETZ 150 - 143cc) e a segunda os motores de 250/300 (ETZ 250
- 243cc, ETZ 251 - 243cc e ETZ 301 - 291cc).
A MZ ETZ 250 (1981–1989) apresenta um motor com 21 hp de potência às
5500 rpm e uma caixa de 5 velocidades. Com um peso de 152 kg, consegue atingir
cerca de 130 km/h de velocidade máxima. Foi o primeiro modelo de estrada da MZ
equipado com sistema elétrico de 12 Volt, travão de disco e sistema automático
de lubrificação. No ano de 1983, a moto “dois milhões” a sair das linhas de
montagem da MZ foi precisamente uma ETZ 250.
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