A Brough Superior Austin Four, ou BS4, é uma mota tão rara que poucas pessoas tiveram oportunidade de ver uma ao vivo. A sua produção ocorreu entre 1932-1934 com um total de apenas 10 exemplares construídos. Não existe consenso sobre quantos destes sobreviveram até aos dias de hoje, como ficou demonstrado com esta recente descoberta num barracão perto da localidade de Bodmim, Condado de Cornwall, no sudoeste de Inglaterra.
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A história por trás da criação da Brough Superior Austin Four pode ser descrita como a necessidade que se cruzou com a oportunidade. George Brough precisava de um motor de 4 cilindros em linha mas depressa concluiu que seria proibitivamente caro se fosse o próprio a concebê-lo. Então sondou a Austin e conseguiu um acordo para utilizar o motor de 747cc utilizado no utilitário Austin 7, juntamente com a sua transmissão original.
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Por se tratar de um motor um pouco “anémico”, George modificou-o no sentido de obter uma melhor performance, aumentando a sua cilindrada para os 797cc (mais 50cc), colocando uma nova cabeça em alumínio com válvulas maiores e carburadores duplos.
Em vez de criar uma nova caixa de velocidades, optou também por
usar a caixa de três velocidades (e marcha-atrás) do Austin 7, com alterações
ao nível do seu comando.
Foram
instalados dois radiadores junto ao depósito de combustível para
garantir o arrefecimento do motor Austin.Via
Brough decidiu que esta seria uma plataforma ideal para um sidecar, pelo que manteve a transmissão por veio e colocou não uma mas duas rodas traseiras ligadas a um eixo modificado do Austin. Apesar desta configuração de três rodas, a Austin Four foi legalmente considerada como motociclo graças ao espaçamento entre as duas rodas (7½") ser inferior a 24". Algumas Brough Superior Austin Four foram também produzidas como motas “normais”, sem sidecar.
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A Brough Superior Austin Four causou sensação quando foi revelada no Olympia Motorcycle Show, em Londres, no ano de 1931.
A marca iniciou a sua comercialização no início de 1932, numa altura fortemente condicionada pela grande depressão dos anos 30, revelando-se um momento inoportuno e que acabaria por ser responsável pelo facto de apenas 10 exemplares terem sido fabricados, tornando a BS4 numa das mais raras e procuradas motos da Brough Superior.
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O exemplar 'GY 989' (quadro n.º 4004, motor n.º M131039) das fotos foi inicialmente adquirido por Hubert Chantrey em 1932. Em 1947 era propriedade de Les Dunster, que lhe substituiu a suspensão original Castle por uma forquilha telescópica da Ariel, juntamente com a roda dianteira. Uns anos mais tarde foi adquirida por E. J. Sheridan ao concessionário Comerfords (Surrey), o qual lhe tinha atrelado um sidecar “float”. Em 1958 passou para as mãos de J. Cornwell, um sargento da RAF e membro do Brough Club que lhe recolocou a suspensão original Castle e a roda da frante, bem como os radiadores originais. Em 21 de Agosto de 1961 foi colocado um anúncio para a sua venda e provavelmente foi comprada por Frank Vague, igualmente membro do Brough Club, em 1963.
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A 'GY 989' foi descoberta em 2015 num barracão em Bodmim (Cornwall), juntamente com outros sete modelos da Brough Superior (1938 Brough Superior 982cc SS100, 1926 Brough Superior SS100, 1938 Brough Superior 982cc SS80 com Petrol Tube Sidecar, 1939 Brough Superior 982cc SS80, 1938 Brough Superior 1.096cc 11-50HP, 1937 Brough Superior 982cc SS80 e 1936 Brough Superior 982cc SS80), conhecidos por 'The Broughs of Bodmin Moor'.
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Este conjunto único de modelos por restaurar da Brough Superior foi leiloado na Bonhams Sale of Important Collectors’ Motorcycles, em Stafford, no passado dia 24 de Abril, onde a 'GY 989' atingiu um valor recorde de £ 331,900 (€ 420.925)! Nada mal, para um modelo que à data valia menos que uma SS100...
Fontes: Silodrome e Bonhams
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