Foi durante a apresentação
do 18.º Lés-a-Lés que me deparei com esta BMW R75/7 do final dos anos 70
(provavelmente de 1978) estacionada junto ao Grande Hotel de Luso, devidamente equipada
e pronta para enfrentar os (muitos) quilómetros desta grande maratona
mototurística em solo nacional, sem se deixar intimidar pelas grandes
aventureiras maxitrail presentes:
BMW R75/7 do final dos anos
70, vista no Luso (Janeiro de 2016).
A sétima
(e última) série da R75 foi lançada no Outono de 1976, denotando uma forte
inspiração nos modelos de maior cilindrada da marca bávara, com destaque para o
depósito de combustível com 24 litros de capacidade e o guarda-lamas frontal (R90S),
bem como as tampas das cabeças dos cilindros redesenhadas.
O motor é um bicilíndrico “boxer” a 4T arrefecido por ar, com 745,3 cc (45.46
cu in) de cilindrada, uma potência máxima de 50 hp (37 kw) às 6.200 rpm e um binário
máximo de 58,8 Nm (43.4 lbf ft) às 5.000 rpm.
Oferecendo o melhor compromisso entre potência e economia, a R75/7 disponibiliza
uma excelente performance e uma posição de condução muito confortável, nitidamente
direccionada para uma vertente mais turística, ajudada por uma transmissão por
veio à roda de trás, uma suspensão de longo curso com bom amortecimento e uma
autonomia superior a 400 quilómetros...
Em 1978, a BMW substituiu a R75/7 pelo novo modelo R80/7, embora algumas
R75/7 ainda tenham sido produzidas na Europa durante esse ano.
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