terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Visto por aí #3

Modelo pouco comum em Portugal, esta Honda CB650 do final dos anos 70/início dos anos 80 (provavelmente de 1979) estacionada num Bairro Social de Lisboa foi, segundo o seu proprietário, resgatada de um “ferro-velho” e pouco a pouco tem readquirindo a sua forma original (ou próximo dela) de acordo com as possibilidades e os conhecimentos do próprio:

 
Honda CB650 do final dos anos 70/início dos anos 80, vista em Lisboa (Dezembro de 2015).

A CB650 foi criada em 1978 (modelo de 1979) quando a Honda decidiu substituir os famosos motores SOHC/4 refrigerados a ar (Single OverHead Camshaft/Four-Cylinder, i.e., quatro cilindros em linha com uma única árvore de cames à cabeça), nos modelos CB550 Four K3 e CB750 Four K7. 

Largamente baseada na Honda CB550 dos anos 70, da qual herdou o mesmo chassis, velocímetro e tacómetro, juntamente com o bloco do motor e a configuração de duas válvulas por cilindro, viu a cilindrada aumentar para os 626 cm3, passando a debitar 63 hp de potência às 9.000 rpm.
A sua performance era comparável à contemporânea Honda CB750 DOHC (Double OverHead Camshaft – dupla árvore de cames à cabeça), essencialmente devido à utilização do chassis mais compacto e de menor peso da CB550.

Esta estradista de gama média da marca nipónica da asa dourada foi fabricada até 1982 e representa o culminar de uma década de experiência da Honda com o inovador design de motor SOHC/4. 

Sem comentários:

Enviar um comentário