domingo, 3 de janeiro de 2016

49º GP Macau (2015)

No passado mês de Novembro realizou-se a 49.ª edição do GP de Macau de motociclismo, prova inserida na 62.ª edição do famoso evento disputado no Circuito da Guia, que contou com a presença dos portugueses André Pires (‘Team SBK/IncortCar’ #14 Yamaha YZF R1) e Nuno Caetano (‘FMP Team Portugal’ #18 Kawasaki ZX-10R Ninja).

André Pires (Yamaha YZF R1 #14) e Nuno Caetano (Kawasaki ZX-10R Ninja #18). Via

Com 12 voltas para percorrer aos mais de seis quilómetros do sinuoso e estreito traçado do circuito asiático, a prova teve sortes distintas para ambos os pilotos portugueses, com Caetano a abandonar logo no início com fortes dores na clavícula (que recentemente fracturou) e que o deixou sem condições de poder concluir a prova que tanto desejava. 

Habituado às provas de road racing em solo britânico e irlandês, entre elas a mítica corrida na Ilha de Man, Caetano não participou mesmo no warm-up matinal para defender a sua condição física, mas logo após a primeira volta a vontade e desejoso de se manter em pista não conseguiu ser superior às dores e o piloto da Kawasaki foi mesmo forçado ao abandono.

André Pires, após se ter estreado em 2013 com um excelente 13.º lugar, foi assim o único luso a concluir a prova e fechou as doze voltas realizadas na 20.ª posição, colocando a sua Yamaha entre os finalistas desta edição 2015.

Pires arrancou do 23.º lugar na grelha de partida e logo de início as coisas não correram da melhor forma, com o luso a perder algum tempo. Depois desse início menos bom, André Pires adotou um ritmo mais cauteloso por forma a garantir que chegava à meta, mas mesmo assim conseguiu ainda recuperar 3 posições em pista, tendo no final da prova demonstrado a sua satisfação por ter conseguido terminar este GP de Macau.

André Pires (Yamaha YZF R1 #14). Via

Na luta pelos lugares cimeiros da corrida, o estreante em Macau Peter Hickman (‘Briggs Equipment BMW’ #60 BMW S1000RR) obteve uma vitória espectacular, numa corrida bastante renhida como prova a margem final de 6,267 segundos para o segundo classificado, o britânico Martin Jessopp (‘Riders Motorcycles BMW’ #40 BMW S1000RR), uma recompensa amarga por todo empenho e andamento que teve no fim-de-semana. 

Definitivamente o mais rápido na qualificação e no aquecimento, Jessopp apostou suficientemente no arranque numa vantagem inicial com pneus mais macios e assim manter a liderança até ao fim das 12 voltas. Mas a meio da prova os dados rodaram a favor de Hickman e Jessopp não conseguiu responder, apesar de manter grande distância do restante grupo de corredores, de tal forma que o segundo lugar nunca teve em questão.

Michael Rutter (‘Penz13.com BMW Motorrad Motorsport by MGM China’ #7 BMW S1000RR) terminou a prova no terceiro lugar a 15,6 segundos de Hickman, adicionando mais um pódio às suas “pratas” conquistadas em Macau, mas falhando a possibilidade de bater o seu próprio recorde de oito vitórias, numa tarde onde dezenas de pilotos deram o seu melhor para alcançarem o pódio. 

Novamente um pódio 100% britânico no GP de Macau de motociclismo (da esquerda para a direita: Martin Jessopp [BMW S1000RR #40], Peter Hickman [BMW S1000RR #60] e Michael Rutter [BMW S1000RR #7]). Via 

Terminaram a prova 23 pilotos, dos 30 que alinharam à partida, num pódio 100% britânico e que deixou a BMW certamente satisfeita, pois todos os três pilotos correram com motos da marca germânica, numa demonstração de superioridade da S1000RR face à concorrência.

Classificação final do 49.º GP de Macau de motociclismo. Via

Fontes: Federação de Motociclismo de Portugal, Revista Motociclismo e Grande Prémio de Macau

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