No passado mês de Novembro realizou-se a 49.ª edição do GP de Macau de
motociclismo, prova inserida na 62.ª edição do famoso evento disputado no
Circuito da Guia, que contou com a presença dos portugueses André Pires (‘Team
SBK/IncortCar’ #14 Yamaha YZF R1) e Nuno Caetano
(‘FMP Team Portugal’ #18 Kawasaki ZX-10R Ninja).
André Pires (Yamaha YZF R1
#14) e Nuno Caetano (Kawasaki ZX-10R Ninja #18). Via
Com 12 voltas para percorrer aos mais de seis quilómetros do sinuoso e
estreito traçado do circuito asiático, a prova teve sortes distintas para ambos
os pilotos portugueses, com Caetano a abandonar logo no início com fortes dores
na clavícula (que recentemente fracturou) e que o deixou sem condições de poder
concluir a prova que tanto desejava.
Habituado às provas de road racing
em solo britânico e irlandês, entre elas a mítica corrida na Ilha
de Man, Caetano não participou mesmo no warm-up
matinal para defender a sua condição física, mas logo após a primeira volta a
vontade e desejoso de se manter em pista não conseguiu ser superior às dores e
o piloto da Kawasaki foi mesmo forçado ao abandono.
André Pires, após se ter estreado em 2013 com um excelente 13.º lugar,
foi assim o único luso a concluir a prova e fechou as doze voltas realizadas na
20.ª posição, colocando a sua Yamaha entre os finalistas desta edição 2015.
Pires arrancou do 23.º lugar na grelha de partida e logo de início as
coisas não correram da melhor forma, com o luso a perder algum tempo. Depois
desse início menos bom, André Pires adotou um ritmo mais cauteloso por forma a
garantir que chegava à meta, mas mesmo assim conseguiu ainda recuperar 3
posições em pista, tendo no final da prova demonstrado a sua satisfação por ter
conseguido terminar este GP de Macau.
André Pires (Yamaha YZF R1
#14). Via
Na luta pelos lugares cimeiros da corrida, o estreante em Macau Peter
Hickman (‘Briggs Equipment BMW’ #60 BMW S1000RR) obteve uma vitória
espectacular, numa corrida bastante renhida como prova a margem final de 6,267
segundos para o segundo classificado, o britânico Martin Jessopp (‘Riders
Motorcycles BMW’ #40 BMW S1000RR), uma recompensa amarga por todo empenho e
andamento que teve no fim-de-semana.
Definitivamente o mais rápido na qualificação e no aquecimento, Jessopp apostou
suficientemente no arranque numa vantagem inicial com pneus mais macios e assim
manter a liderança até ao fim das 12 voltas. Mas a meio da prova os dados
rodaram a favor de Hickman e Jessopp não conseguiu responder, apesar de manter
grande distância do restante grupo de corredores, de tal forma que o segundo lugar
nunca teve em questão.
Michael Rutter (‘Penz13.com BMW Motorrad Motorsport by MGM China’ #7 BMW
S1000RR) terminou a prova no terceiro lugar a 15,6 segundos de Hickman,
adicionando mais um pódio às suas “pratas” conquistadas em Macau, mas falhando
a possibilidade de bater o seu próprio recorde de oito vitórias, numa tarde
onde dezenas de pilotos deram o seu melhor para alcançarem o pódio.
Novamente um pódio 100%
britânico no GP de Macau de motociclismo (da esquerda para a direita: Martin
Jessopp [BMW S1000RR #40], Peter Hickman [BMW S1000RR #60] e Michael Rutter
[BMW S1000RR #7]). Via
Terminaram a prova 23 pilotos, dos 30 que alinharam à partida, num pódio
100% britânico e que deixou a BMW certamente satisfeita, pois todos os três
pilotos correram com motos da marca germânica, numa demonstração de superioridade
da S1000RR face à concorrência.
Classificação final do 49.º
GP de Macau de motociclismo. Via
Fontes: Federação
de Motociclismo de Portugal, Revista
Motociclismo e Grande
Prémio de Macau
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