Foi então nas ruas deste município, terra de afamado Folar, que no dia 5 de Setembro decorreu a 60.ª edição do Circuito Motorizado, com organização a cargo do MotoCruzeiro de Bragança e um programa composto por duas corridas destinadas às pequenas motas a 2T com 50 cm3 e 80 cm3 de cilindrada, respectivamente, num traçado urbano totalmente asfaltado com 1.650 m de comprimento.
Traçado do circuito urbano de Valpaços (1.650 m).
Logo pela manhã e como é habitual neste tipo de eventos, a azáfama era grande na zona das boxes (colocadas ao longo da recta da meta), com as equipas a ultimarem as suas máquinas e pilotos para as secções de treinos que se avizinhavam (livres e cronometrados) e que iriam definir as grelhas de partida para as duas corridas do dia.
Equipa Mracing (Honda RS 80cc #13 entre outras).
Equipa composta pela Sachs 50cc #93 de André Magalhães e pela Sachs 50cc #18 de José Teixeira.
Equipa Grupo Andromeda (Metrakit 80cc #31, Honda TZ 80cc #68, Metrakit 50cc #89, entre outras).
Team Yaboss (em primeiro plano a Yaboss 50cc #12).
Em termos de inscritos, a edição 2015 contou com 42 pilotos nas 50cc e 29 pilotos nas 80cc, maioritariamente de nacionalidade portuguesa, como seria de esperar. No entanto, a presença de pilotos espanhóis em Valpaços conferiu um carácter internacional a esta prova, onde acabaram por ter um grande protagonismo no decorrer das duas corridas.
Treinos (o habitual colorido das motas e pilotos que participam neste tipo de corridas).
Treinos (em primeiro plano a Yamaha TZ 50cc #34 de Alcides Ribeiro – Team Alcides).
Treinos (em primeiro plano a Sachs 50cc #61 de Sérgio Batista – Racing Batista).
Treinos (em primeiro plano a Derbi 50cc #28 de Emanuel - Team Motomarão).
Corrida de 50 cm3
Depois do almoço e logo a abrir as hostilidades, as máquinas de 50 cm3 alinhavam na grelha de partida à hora estipulada pela organização (14h30m) para a volta de aquecimento.
20 Pilotos, distribuídos pelas 7 linhas da grelha, preparavam-se
assim para iniciar a corrida de 15 voltas ao traçado urbano de Valpaços, num total
de 24,750 Km.
A pole position foi conquistada por Romeu
Leite aos comandos de uma Derbi 50 #36 (A Faria Leite Racing), com um tempo de 1m09,597s
à velocidade média de 85 km/h (piloto da Sr.ª Aparecida que também participa no
Campeonato Nacional de Velocidade, na categoria de Superstock 600).Grelha de partida da corrida de 50cc (pole position para Romeu Leite – Derbi 50 #36).
Em plena aceleração na recta da meta (em primeiro plano a Derbi #62 de Manuel Correia – Valmotos).
Discussão do primeiro lugar entre Romeu Leite (Derbi 50 #36) e Angel Domingues (Yamaha #146).
Após intensa luta pela primeira posição, Romeu Leite (Derbi 50) conquistou o lugar mais alto do pódio e foi o autor da volta mais rápida da corrida com 1m07,471s (à velocidade média de 88 km/h), deixando Angel Domingues (Yamaha #146 – Racing Soares) quase a 4s. Na 3.ª posição acabou Sérgio Vizela (Metrakit #117) a mais de 20s do vencedor.
Bandeirada de xadrez para Romeu Leite (Derbi 50 #36).
Classificação geral (50 cm3): 1.º Romeu Leite (Derbi 50 #36), 15 voltas em 17m10,756s; 2.º Angel Domingues (Yamaha #146), a 3,942s; 3.º Sérgio Vizela (Metrakit #117), a 23,633s; 4.º Eduardo Mendes (X Pro #75), a 35,630s; 5.º João Marinho (Yamaha TZ #64), a 35,866s; etc.
Pódio da corrida de 50cc: 1.º Lugar – Romeu Leite (Derbi 50); 2.º Lugar – Angel Domingues (Yamaha); 3.º Lugar – Sérgio Vizela (Metrakit).
Corrida de 80 cm3
Pouco passava das 15h30m quando as “mais crescidas” 80 cm3 se apresentaram na grelha de partida para a volta inicial.
Novamente 20 pilotos estavam distribuídos pelas 7 linhas da
grelha, prontos para iniciar a corrida de 20 voltas ao circuito, num total de 33,000
Km.
A pole position foi conquistada por Hélder
Bessa aos comandos de uma Honda RS #21, com um tempo de 1m03,467s à velocidade
média de 93 km/h (outro piloto que igualmente participa no Campeonato Nacional
de Velocidade).Grelha de partida da Corrida de 80cc (pole position para Hélder Bessa – Honda RS #21).
Luta na frente da corrida entre Hélder Bessa (Honda RS #21) e Angel Domingues (Honda RS #13).
Momento do acidente do piloto Adrian Borrás (Metrakit #31) no final da 2.ª volta, que acabou por ditar o seu abandono. Apesar do aparato, não houve interrupção da corrida.
Após a desistência do piloto Hélder Bessa (Honda RS #21), a luta pela vitória passou a ter os mesmos protagonistas da corrida de 50 cm3, agora em posições invertidas.
Angel Domingues (Honda RS #13) e Romeu Leite (Suzuki #36) passaram a discutir entre si a vitória na corrida.
Mas a corrida acabou mesmo por ser interrompida pela organização no
final da 15.ª volta, devido a um novo acidente que implicou a deslocação de
meios de socorro para o local.
No final,
Angel Domingues (Honda RS #13) conseguiu garantir o 1.º lugar e a volta mais
rápida da corrida com 1m02,685s (à velocidade média de 94 km/h), relegando Romeu
Leite (Suzuki #36) para a segunda posição a pouco mais de 1s. O lugar mais
baixo do pódio foi para João Marinho (Honda RS #64) quase a 1 minuto.Vitória para Angel Domingues (Honda RS #13) com apenas 15 voltas disputadas.
Classificação geral (80 cm3): 1.º Angel Domingues (Honda RS #13), 15 voltas em 15m58,548s; 2.º Romeu Leite (Suzuki #36), a 1,410s; 3.º João Marinho (Honda RS #64), a 51,970s; 4.º Eduardo Mendes (X Pro #75), a 1 volta; 5.º Filipe Silva (Yamaha #4), a 1 volta; etc.
Pódio da corrida de 80cc: 1.º Lugar – Angel Domingues (Honda RS #13); 2.º Lugar – Romeu Leite (Suzuki #36); 3.º Lugar – João Marinho (Honda RS #64).
Um grande dia de corridas em ambiente de festa popular, bem documentado por este pequeno vídeo realizado pelo CanalN Mirandela.
Sem comentários:
Enviar um comentário