A primeira grande estrela do motociclismo mundial deixou-nos no passado
dia 1 de Maio, na sua casa na Ilha de Man, aos 92 anos de idade.
Geoffrey Ernest Duke
nasceu no dia 29 de Março de 1923 em St. Helens, Lancashire (noroeste de Inglaterra)
e durante quase uma década de actividade foi seis vezes Campeão do Mundo de
Velocidade e vencedor do Isle of
Man TT também por seis vezes.
Com a Norton 500cc em Assen
(1951). Via
Membro da equipa do Royal
Signals Motorcycle Display Team (um grupo de militares ingleses
especializado em exibições de destreza e precisão em motas, também conhecidos
como White Helmets – Capacetes Brancos),
Geoff Duke começou a ganhar maior notoriedade
após a sua vitória no Senior Manx Grand
Prix e no Clubmans Senior TT da
Ilha de Man em 1949.
Recrutado para a equipa de fábrica da Norton onde competiu nas quatro temporadas
seguintes (1950 a 1953), Duke destacou-se da concorrência ao conquistar
inúmeras vitórias tanto no Isle of Man TT
(1950: Senior TT ; 1951: Junior TT e Senior TT ; 1952: Junior TT)
como no Campeonato do Mundo de Velocidade (1951: 350cc e 500cc ; 1952: 350cc).
Em 1953 muda-se para a Gilera e conquista três Campeonatos do
Mundo de Velocidade consecutivos (1953 a 1955: 500cc), bem como uma vitória no Senior TT da Ilha de Man em 1955 (foi
inicialmente declarado como o primeiro piloto a efectuar uma volta à Ilha à
velocidade de 100mph, mas devido à posterior correcção para 99,97mph, esta
marca só viria a ser atingida em 1957 por Bob
McIntyre, também em Gilera).
Como
consequência do seu apoio a uma greve de pilotos, que revindicavam mais
dinheiro na participação no Grande Prémio da Alemanha de 1955, Geoff Duke foi suspenso
pela FIM por um período de seis meses, hipotecando assim as todas as
hipóteses de conquistar o quarto campeonato consecutivo.
Duke mantem-se fiel à marca italiana até 1957, embora sem o sucesso dos
anos anteriores (durante este período aparece outra grande estrela das duas rodas
chamada John
Surtees). Nas duas últimas temporadas voltou a pilotar as Norton, bem como outras
marcas como a BMW, NSU e Benelli.
Selo alusivo à vitória no
Senior TT de 1955 com a Gilera 500cc Four. Via
Geoff Duke retirou-se do Campeonato do Mundo no final da época de
1959 com 36 anos e um invejável palmarés (a sua última corrida foi o GP das
Nações, onde obteve o terceiro lugar com uma Norton 500cc).
Foi o
primeiro piloto a usar fatos de uma só peça em cabedal e recebeu a distinção de
OBE em 1953.
Depois de se aposentar das corridas, Duke tornou-se num homem de
negócios de sucesso em diversas áreas, nomeadamente nos serviços de transporte
para a Ilha de Man (o seu filho Peter fundou a Duke Video em 1981, tomando-se no maior
distribuidor mundial de produtos de entretenimento sobre desportos motorizados).
R.I.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário