segunda-feira, 22 de junho de 2015

Geoff Duke RIP

A primeira grande estrela do motociclismo mundial deixou-nos no passado dia 1 de Maio, na sua casa na Ilha de Man, aos 92 anos de idade.

Geoffrey Ernest Duke nasceu no dia 29 de Março de 1923 em St. Helens, Lancashire (noroeste de Inglaterra) e durante quase uma década de actividade foi seis vezes Campeão do Mundo de Velocidade e vencedor do Isle of Man TT também por seis vezes. 

Com a Norton 500cc em Assen (1951). Via 

Membro da equipa do Royal Signals Motorcycle Display Team (um grupo de militares ingleses especializado em exibições de destreza e precisão em motas, também conhecidos como White Helmets – Capacetes Brancos), Geoff  Duke começou a ganhar maior notoriedade após a sua vitória no Senior Manx Grand Prix e no Clubmans Senior TT da Ilha de Man em 1949.

Recrutado para a equipa de fábrica da Norton onde competiu nas quatro temporadas seguintes (1950 a 1953), Duke destacou-se da concorrência ao conquistar inúmeras vitórias tanto no Isle of Man TT (1950: Senior TT ; 1951: Junior TT e Senior TT ; 1952: Junior TT) como no Campeonato do Mundo de Velocidade (1951: 350cc e 500cc ; 1952: 350cc). 

Em 1953 muda-se para a Gilera e conquista três Campeonatos do Mundo de Velocidade consecutivos (1953 a 1955: 500cc), bem como uma vitória no Senior TT da Ilha de Man em 1955 (foi inicialmente declarado como o primeiro piloto a efectuar uma volta à Ilha à velocidade de 100mph, mas devido à posterior correcção para 99,97mph, esta marca só viria a ser atingida em 1957 por Bob McIntyre, também em Gilera).
Como consequência do seu apoio a uma greve de pilotos, que revindicavam mais dinheiro na participação no Grande Prémio da Alemanha de 1955, Geoff Duke foi suspenso pela FIM por um período de seis meses, hipotecando assim as todas as hipóteses de conquistar o quarto campeonato consecutivo.

Duke mantem-se fiel à marca italiana até 1957, embora sem o sucesso dos anos anteriores (durante este período aparece outra grande estrela das duas rodas chamada John Surtees). Nas duas últimas temporadas voltou a pilotar as Norton, bem como outras marcas como a BMW, NSU e Benelli.

Selo alusivo à vitória no Senior TT de 1955 com a Gilera 500cc Four. Via 

Geoff Duke retirou-se do Campeonato do Mundo no final da época de 1959 com 36 anos e um invejável palmarés (a sua última corrida foi o GP das Nações, onde obteve o terceiro lugar com uma Norton 500cc).
Foi o primeiro piloto a usar fatos de uma só peça em cabedal e recebeu a distinção de OBE em 1953.

Depois de se aposentar das corridas, Duke tornou-se num homem de negócios de sucesso em diversas áreas, nomeadamente nos serviços de transporte para a Ilha de Man (o seu filho Peter fundou a Duke Video em 1981, tomando-se no maior distribuidor mundial de produtos de entretenimento sobre desportos motorizados). 

R.I.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário