terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A custom campeã do mundo de 2014

A última edição do AMD World and European Championship of Custom Bike Building realizou-se entre o final do mês de Setembro e o início do mês de Outubro do ano passado, durante o evento Big Bike Europe que decorreu no âmbito da conhecida feira Intermot de Colónia (Alemanha), e teve como grande vencedora a Nurb's dos belgas da Krugger Motorcycles.

“Nurb's” – Krugger Motorcycles. Via 

Os lugares mais baixos do pódio foram ocupados respectivamente pela WSA dos finlandeses da Waylon Machinery e pela Fiat Arbath dos italianos da North Coast Custom, todas incluídas na Freestyle Class 1. 

Top 3 (Freestyle Class). Da esquerda para a direita: “WSA” da Waylon Machinery (2.º lugar), “Nurb's” da Krugger Motorcycles (1.º lugar) e “Fiat Arbath” da North Coast Custom (3.º lugar). Via 

Fred “Krugger” Bertrand escolheu como base para este seu trabalho uma improvável BMW K1600, a Grand Tuoring da marca da ventoinha, na qual se destaca naturalmente o motor de seis cilindros em linha com 1650cc de cilindrada e quase 160cv de potência, que por sua vez deriva da espectacular Concept 6 apresentada no Salão de Milão de 2009.

Já com um título de Campeão do Mundo AMD no seu palmarés (em Sturgis no ano de 2010, com a Veon baseada num motor de uma Harley-Davidson V-Rod), Fred lançou mãos à obra e sob inspiração da concept BMW R7 (bem ao estilo Art Déco dos anos 30) o resultado está à vista. 

Fred “Krugger” Bertrand e a “Nurb's”. Via 

As curvas, as superfícies e as texturas desta máquina são fantásticas, e acabaram por dar o nome à mota: NURBS. Esta sigla significa Non-Uniform Rational B-spline e corresponde a um modelo matemático desenvolvido na década de 1950 e usado regularmente em programas gráficos para gerar e representar curvas e superfícies (simultaneamente, Nurb’s faz lembrar o famoso circuito de velocidade alemão de Nürburgring).

“Nurb's” – Krugger Motorcycles. Via 

“Construir uma mota é fácil, mas construir uma mota e manter toda a tecnologia da K1600 é mais difícil. O maior problema foi integrar toda a electrónica, desde os computadores à caixa do ABS, incluindo pequenas coisas como sensores”, explica Fred, que manteve a electrónica e o motor intactos, alterando praticamente tudo o resto.

Assim, o poderoso 6 cilindros em linha original manteve-se inalterado e encontra-se suspenso num quadro totalmente novo, baixo e longo, ao qual se fixa um novo braço oscilante (monobraço).
Os radiadores foram colocados lateralmente, o que “deixa aberta a zona frontal do motor, para acentuar os seis colectores de escape”.
A suspensão da frente Duolever foi bastante modificada, passando a ter uma configuração tipo monobraço.
As rodas maquinadas são de 21” à frente e de 20” atrás.

“Nurb's” – Krugger Motorcycles. Via

“Nurb's” – Krugger Motorcycles. Via

Foi instalado um sistema de travagem totalmente novo da marca Beringer, que utiliza pinças de 6 pistões à frente e pinças de 4 pistões atrás, comandadas por bombas radiais. Apesar das dificuldades, o ABS original da K1600 foi integrado no sistema.
O principal depósito de combustível situa-se debaixo do assento, que por sua vez é alimentado através de um segundo depósito (incluindo filtro) colocado por debaixo da secção traseira.

“Nurb's” – Krugger Motorcycles. Via

“Nurb's” – Krugger Motorcycles. Via 

Uma pequena apresentação dinâmica da Nurb's:



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1 Curiosidade: A Kawasaki ‘La Bestia 1327’ dos espanhóis da Valtorón, que esteve presente na 2.ª edição do Art&Moto Lisboa, obteve o 9.º lugar na classe. 

Fontes: AMD Championship e Bike Exif

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