sexta-feira, 23 de março de 2012

Automobilia Ibérica 2012

Nos dias 17 e 18 de Março, o Pavilhão Municipal de Exposições da Moita foi palco da 9ª edição da Automobilia Ibérica, a exposição anual dedicada aos veículos antigos e clássicos desta vila da margem sul do Rio Tejo, num fim-de-semana de ambiente cinzento mas ainda sem a presença da tão aguardada chuva.


Via

No exterior do pavilhão encontravam-se estacionados inúmeros veículos históricos e clássicos, de duas e de quatro rodas, alguns dos quais participantes no encontro mensal do HACETS, especial Automobilia Ibérica, que decorreu em paralelo com o evento. Junto à porta de entrada do pavilhão, o imponente autocarro do C.A.A.C.A. dava as boas vindas aos entusiastas dos clássicos.


Entrada para a Automobilia Ibérica sob um céu cinzento mas sem chuva.

Mais uma vez a organização (HACETS) conseguiu trazer a este evento uma boa quantidade de expositores, repartidos entre clubes e associações, restauradores, negociantes de peças, acessórios, publicações, miniaturas de colecção, entre outros, que preencheram por completo o recinto da exposição (2 pavilhões e 1 galeria) com os seus produtos relacionados com a temática dos clássicos.


Vista geral do interior do pavilhão 1.

Com entrada gratuita (o que se agradece face à actual conjuntura económica), os visitantes compareceram em bom número e é sempre curioso observar as diferentes atitudes dos presentes, desde os simples curiosos que apenas desejam passar umas horas do seu fim-de-semana de forma diferente, aos mais “profissionais” claramente mais virados para o negócio. O ambiente esteve agradável e animado, embora fosse notória a pouca euforia manifestada por quem queria comprar face a quem queria vender, muito por culpa da tão falada crise mas também pelo oportunismo de alguns com preços verdadeiramente inflacionados, como por exemplo esta Vespa 125cc dos anos 50 algo degradada (embora não pareça graças a uma “borradela” de tinta que escondia os podres e a ferrugem) à venda por mais de € 3.000,00! Pelo menos tinha documentos.


Vespa 125cc dos anos 50.

A grande maioria dos veículos de duas rodas presentes eram ciclomotores de 50cc (motorizadas, scooters, mini-motas, etc.), com vários modelos para restaurar provenientes de diferentes marcas, anos e estado de conservação. Uma das poucas excepções às 50cc e que verdadeiramente “enchia o olho” era a Ariel Square Four 1000cc de 1953.


Ariel Square Four 1000cc de 1953 (€ 9.000,00).


Diana Santamaria Zündapp de 1960.


Várias peças e motorizadas para restauro.


Curiosa Motom 48 (50cc a 4 tempos) de meados dos anos 50.

Dos modelos já restaurados e para além de outras nacionalidades, o destaque vai para as motorizadas desportivas de fabrico nacional como por exemplo a SIS Sachs V5 Sport, a Famel Zündapp XF-17 e a EFS Fórmula 1, entre outras.


Cyrus Super Sachs (€3.000,00).


SIS Sachs V5 Sport (€ 3.000,00).


Famel Zündapp XF-17 (€ 2.500,00).

A próxima edição da Automobilia Ibérica, a décima, já está agendada para os dias 16 e 17 de Março de 2013 no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita.

Sem comentários:

Enviar um comentário