segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Festival Intercéltico Sendim 2010

Fugindo um pouco ao tema das motas, um dos destinos destas férias foi o Nordeste Transmontano, mais precisamente a Vila de Sendim, para assistir à 11ª edição do seu Festival Intercéltico que se realizou nos dias 30 e 31 de Julho.



Organizado pelo ‘Centro de Música Tradicional Sons da Terra’ desde 2000, este festival internacional de música folk (e afins) reúne todos os anos milhares de entusiastas das culturas tradicionais, com a forte presença do Mirandês, a 2ª língua oficial de Portugal, que é falado por cerca de 15 mil pessoas.

Relativamente aos concertos, o 2º dia da edição de 2010 contou com a presença de 3 bandas no Parque das Eiras oriundas de outros tantos países, cabendo ao grupo português ‘Uxu Kalhus’ abrir a noite com a sua juventude e irreverência, conseguindo uma magnífica actuação com as músicas de fusão (trad-folk-rock) do seu último álbum ‘Transumâncias Groove’ onde se destaca o tema ‘A saia da Carolina’, que deixaram o público quente, diria mesmo ao rubro, para as actuações seguintes. Muito bom.


‘Uxu Kalhus’ (Portugal)

Seguiu-se o grupo britânico ‘Oysterband’ que apesar de ser composto por músicos mais maduros (já tinham participado na 1ª edição do festival em 2000) não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias e conquistaram o público, especialmente depois de dois dos seus elementos terem literalmente saltado do palco para o meio dos espectadores, cantando e dançando entre a multidão.


‘Oysterband’ (Inglaterra)

A noite terminou com os sons do grupo ‘Garma’ vindo da zona espanhola da Cantábria, que depois das duas fortes actuações anteriores e na minha opinião, não conseguiu “agarrar” o público com a sua música mais tradicional mas igualmente dançante.


‘Garma’ (Cantábria)

Uma palavra ainda para as outras actividades que decorreram durante os dias do evento, nomeadamente o curso de iniciação à Língua Mirandesa, a oficina de danças tradicionais, a homenagem ao gaiteiro da Póvoa Delfim Domingues, a animação de rua a cargo dos Gaiteiricos Mirandeses, o passeio pedestre ‘La Ruta de ls Celtas’, a exposição de pintura e o lançamento de livros e discos.

Que benga la próssima eidiçon...

Sem comentários:

Enviar um comentário