terça-feira, 5 de maio de 2020

De moto nas “terras más”

“As guerras foram há tanto tempo que já ninguém se lembra. A escuridão e o medo reinaram até a época dos barões, sete homens e mulheres que forjaram a ordem a partir do caos. As pessoas juntaram-se a eles para protecção. Essa protecção transformou-se em servidão. Eles baniram as armas e treinaram exércitos de combatentes letais chamados de Clippers. Este mundo é construído em sangue. Ninguém aqui é inocente. Bem-vindos às Badlands.”

Into the Badlands. Via 

Esta é a introdução da série Into the Badlands do canal AMC. A acção desenvolve-se num futuro muito longínquo, onde a civilização tal como a conhecemos deixou de existir, tendo sido destruída por uma sucessão de catástrofes naturais provocadas pelo Homem. Morrem milhões de pessoas, nações colapsam, cidades caem em ruínas. Ao longo do tempo, emerge uma sociedade feudal em que o mais forte e violento acede à riqueza e ao poder. Esta terra é conhecida como Badlands e é governada por sete barões rivais que controlam os recursos necessários para sobreviver, fazendo cumprir a sua política de ferro com a ajuda de exércitos leais compostos por assassinos treinados e conhecidos como clippers.

O clipper mais temido de Badlands é Sunny (Daniel Wu), regent do Barão Quinn (Marton Csokas) e o seu mais fiel conselheiro. Certo dia, o caminho de Sunny cruza-se com o jovem M.K. (Aramis Knight) e acaba por torná-lo seu colt, decisão que irá afetar profundamente as suas vidas.

Into the Badlands. Via 

Sempre que se desloca pelas paisagens das “terras más”, Sunny fá-lo em grande estilo aos comandos de uma bobber de pneus cardados com uma forte aparência steampunk. A moto de Sunny tem por base uma Excelsior-Henderson Super X Deadwood Special, originalmente fabricada entre 1999-2000, customizada pela Wicked Bros de New Orleans (Louisiana) e baptizada de ‘Steam Punk X’.

A Excelsior foi uma das primeiras grandes marcas americanas de motos, produzindo a primeira moto oficialmente cronometrada a 100 mph (160 km/h). A empresa detinha a terceira posição do mercado atrás da Harley-Davidson e da Indian até a Grande Depressão, mas em 1931 acabaria por fechar as portas. Mais tarde, já nos anos 90, ressuscitou em Belle Plaine (Minnesota) como Excelsior-Henderson, obrigando a Harley-Davidson a ter que se esforçar mais para vender as suas motos. À data, a lista de espera por um modelo Harley-Davidson era de dois anos, situação esta de onde a Excelsior-Henderson esperava tirar vantagem para satisfazer a procura, tendo para tal construído uma fábrica com quase 15.000 m2 capaz de produzir 10.000 motos por ano.

Excelsior-Henderson Super X Deadwood Special (2000). Via 

O modelo Excelsior-Henderson Super X, cuja designação remonta à original Excelsior Super X de 1925-1931, começou a ser produzido em 1999 e foi comercializado com várias configurações, entre elas a Deadwood Special caracterizada essencialmente pela profusão de cromados.

Em termos de motor, a nova Super X vem equipada com um V-twin com 1.400 cc arrefecido a ar, baseado num design original de 1994 da inglesa Weslake Engine Company. Debita uma potência de 63 hp e um binário de 95 Nm à roda traseira, através de uma caixa de 5 velocidades e uma transmissão final por correia dentada. O motor está montado num quadro de duplo-berço, com um único amortecedor na traseira, enquanto que a frente foi equipada com uma forquilha tipo leading-link, inspirada na Excelsior Super X de 1927, mas com amortecedores a gás. As rodas são ambas de 16 polegadas e a moto pesa 345 kg, com o assento posicionado a 673 mm de altura em relação ao solo. 

Infelizmente, o renascimento Excelsior-Henderson não teve o melhor dos desfechos, já que a empresa abriu falência no início de 2000. No total, a enorme fábrica acabaria por produzir menos de 2.000 motos, das quais apenas 77 unidades foram da Deadwood Special.

Steam Punk X (Wicked Bros). Via 

Relativamente à ‘Steam Punk X’ de Sunny, ela foi necessariamente personalizada para se adequar à estética steampunk da série, com uma variedade de detalhes em bronze, cobre e couro, bem como um assento tipo “banana” personalizado. Conforme descrito por entusiastas do The Official Excelsior-Henderson Motorcycle Forums, diversas peças de stock foram mantidas, incluindo a caixa da transmissão primária, filtro de ar, selector de mudanças, plataformas para os pés, pedal do travão, reservatório do óleo do travão, aro do farol e os controlos (com os interruptores de comando removidos).

Into the Badlands. Via 

Aqui fica um aperitivo desta original série, inspirada na fábula chinesa Journey to the West, que junta elementos tão diferentes como as artes marciais (os Samurais e os filmes de kung-fu de Hong Kong dos anos 90), a estética steampunk ou os clássicos super-heróis, numa mistura explosiva servida, como seria de esperar, com uma acentuada componente gráfica.



Fontes: AMC Portugal e BikeBound 

Sem comentários:

Enviar um comentário