quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Visto por aí #16

Durante o fim-de-semana das corridas do FIM Superside - Sidecar World Championship realizadas no Autódromo do Estoril em Outubro de 2019, outro tipo de máquina bem diferente captou a minha atenção junto do aceso à Bancada A. Tratava-se de uma Puch VS 50 L de 1967, substancialmente alterada a nível mecânico, provavelmente pertencente a uma das equipas presentes no circuito.

Puch VS 50 L de 1967, vista no Autódromo do Estoril (Outubro de 2019). 

A marca Puch foi fundada em 1899, pelo industrial Johann Puch, com sede na cidade de Graz, na Áustria (antigo Império Austro-Húngaro). A sua produção abrangeu diversos veículos de duas e de quatro rodas, desde as bicicletas aos automóveis, passando pelos velocípedes a motor (mopeds), scooters e motos.

Em 1928, a então designada Puchwerke fundiu-se com a Austro Daimler e tornou-se parte da Austro Daimler-Puchwerke. Esta nova empresa por sua vez fundiu-se com a Steyr-Werke em 1934, passando a ser uma das subsidiárias do grupo Steyr-Daimler-Puch. Apesar de todas estas fusões, a Puch continuou a fabricar veículos em nome próprio.

No período pós Segunda Guerra Mundial, especialmente desde a década de 1950 até meados da década de 1970, assistiu-se na Europa a um acentuado aumento na produção de bicicletas e velocípedes a motor. É durante esta fase que surge, entre outros, o modelo VS 50 L (1957-1975), herdeiro da tecnologia desenvolvida com o modelo MS 50 apresentado em 1954. Vinha equipada com um motor monocilíndrico de 48,8 cc a 2t arrefecido por ventilador (turbina), com uma potência de 1,7 hp às 4.700 rpm, caixa manual de duas velocidades e um peso de 160 kg. Atingia uma velocidade máxima de cerca de 40 km/h. 

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