National Technical Museum –
Praga
A bonita
e cultural cidade de Praga, capital da República Checa, é um dos destinos mais
populares do turismo europeu. Os monumentos, a música, as belas artes, a
arquitectura, a gastronomia, entre outros, são sem dúvida bons motivos para uma
visita a esta histórica capital da região da Boémia.
Depois de
ter atravessado as pontes sobre o Rio
Moldava, andado de barco, subido às torres, visitado o castelo, assistido à
mudança de hora no Relógio Astronómico
e saboreado um svíčková
na smetaně acompanhado por uma pilsener, para
os petrol heads a visita a Praga não
ficaria completa sem uma ida ao National Technical Museum (NTM), a maior
instituição dedicada à preservação de informação e artefactos relacionados com
a história da tecnologia na República Checa. Situa-se a pouco mais de 1.500 m a
norte da Praça da Cidade Velha (Staré Město, Praga 1).
Via
As origens
O museu
foi fundado em 1908 e encontra-se nas actuais instalações (adjacentes ao Parque Letná) desde
1941. Entre os precursores do NTM, consegue-se ordenar as recolhas efectuadas
pela Escola Profissional de Engenharia (fundada em 1717 em Praga), continuadas
pelo Instituto Politécnico (fundado em 1806) e, finalmente, a abertura do Museu
Industrial Checo, fundado por Vojtěch Náprstek em 1874. Partes destas colecções
foram transferidas para o actual NTM no final do século XX.
O museu
tem grandes exposições que representam aproximadamente 15% da sua colecção
total, bem como administra arquivos substanciais compostos aproximadamente por
3.500 metros de estantes com diverso material de arquivo e cerca de 250.000
livros.
Národní Technické Muzeum (National Technical Museum).
Em
Fevereiro de 2011, após um longo processo de renovação (2003–2011), a primeira
parte das exposições permanentes foi aberta ao público. Em Outubro de 2013, a
renovação do National Technical Museum estava completa. Actualmente o museu
apresenta séculos de engenhosidade através de 14 exposições permanentes: Arquitectura,
Construção e Design, Astronomia,
Transportes, Fotografia de estúdio,
Exploração mineira, Metalurgia, Química à nossa volta,
InterCamera, Medição do tempo, Sala de jogos Merkur, Impressão gráfica, Tecnologia em
casa, Tecnologia
nos brinquedos e Estúdio
de televisão.
A exposição
A
exposição permanente dedicada à história dos transportes é a que mais atrai as
atenções dos visitantes do NTM. É precisamente neste espaço, por entre
locomotivas, automóveis, bicicletas, aviões e outros veículos, que se encontra
a interessante colecção de motos de época, bastante representativa do que foi esta
indústria (especialmente) no período da antiga Checoslováquia.
Exposição “Transportes”.
Quando
pensamos em motos fabricadas na terra de Checos e Eslovacos, o mais certo é virem-nos
à cabeça as marcas Jawa e ČZ, bem como motores a dois tempos refrigerados a ar.
Apesar de tudo isto ser verdadeiro, felizmente que a produção de motos neste
país da Europa Central não se resumiu a estas duas importantes marcas, como se
pode verificar pela grande variedade de marcas e modelos expostos:
Slávia B (1901)
– Laurin & Klement, Mladá Boleslav (Boémia) – 240 cm3, 1,5 kW (2 hp), 40
km/h velocidade máx., 55 kg peso.
Slávia Bz (1905)
– Laurin & Klement, Mladá Boleslav (Boémia) – 331 cm3, 1,8 kW (2,5 hp), 60
km/h velocidade máx., 58 kg peso.
Slávia CCR (1905)
– Laurin & Klement, Mladá Boleslav (Boémia) – 812 cm3, 3,7 kW (5 hp), 85
km/h velocidade máx., 76 kg peso.
Jelínek (1904)
– Josef Jelínek, Smíchov (Boémia) – 397 cm3, 1,8 kW (2,5 hp), 60 km/h
velocidade máx., 65 kg peso.
Perun 3 HP (1909)
– Josef Žd’árský, Podolí u Svijan (Boémia) – 454 cm3, 2,2 kW (3 hp), 70 km/h
velocidade máx., 67 kg peso.
Walter B (1909)
– Josef Walter, Výroba motocyklů a automobilů, Smíchov (Boémia) – 1.022 cm3, 5,1
kW (7 hp), 70 km/h velocidade máx., 135 kg peso.
Itar 710 (1924)
– Jaroslav Janatka, Automontage, Praga (Checoslováquia) – 706 cm3, 10,3 kW (14
hp), 90 km/h velocidade máx., 170 kg peso.
Čas Sc (1921)
– Česká automobilová společnost, spol.s r.o., Praga (Checoslováquia) – 180 cm3,
0,9 kW (1,25 hp), 35 km/h velocidade máx., 48 kg peso.
Motor Company 1000 (1924) – Motor Company, Praga (Checoslováquia) – 980 cm3, 16
kW (22 hp), 100 km/h velocidade máx., 177 kg peso.
Poustka 150 (1923)
– František Poustka, Praga (Checoslováquia) – 147 cm3, 3,5 kW (4,7 hp), 60 km/h
velocidade máx., 68 kg peso.
Satan (1930)
– Šikýř–Rott, Praga (Checoslováquia) – 540 cm3, 7,4 kW (10 hp), 90 km/h
velocidade máx., 158 kg peso.
Čechie-Böhmerland 350 (1937) – Albin Liebisch, Kunratice u Šluknova
(Checoslováquia) – 346 cm3, 7,35 kW (10 hp), 80 km/h velocidade máx., 140 kg
peso.
Praga BD 500 (1927)
– Českomoravská Kolben-Daněk, Praga (Checoslováquia) – 499 cm3, 11 kW (15 hp), 105
km/h velocidade máx., 170 kg peso.
Premier 500 Model SL 39 (1931) – Premier, Akciová spol. pro výrobu jízdních kol a
strojů v Chebu (Checoslováquia) – 494 cm3, 16 kW (22 hp), 140 km/h velocidade
máx., 140 kg peso.
Jawa 500 OHV (1931)
– Zbrojovka Ing. F. Janeček, Praga (Checoslováquia) – 499 cm3, 13,2 kW (18 hp),
100 km/h velocidade máx., 175 kg peso.
Jawa 175 (1938)
– Zbrojovka Ing. F. Janeček, Praga (Checoslováquia) – 172 cm3, 4 kW (5,5 hp), 80
km/h velocidade máx., 85 kg peso.
Jawa 350 SV (1933)
– Zbrojovka Ing. F. Janeček, Praga (Checoslováquia) – 350 cm3, ? kW (? hp), ?
km/h velocidade máx., 127 kg peso.
Jawa 350 DOHC (1939) – Zbrojovka Ing. F. Janeček, Praga (Checoslováquia) –
350 cm3, 34,6 kW (47 hp), 180 km/h velocidade máx., 130 kg peso.
ČZ 175 Speciál (1937) – Česká zbrojovka, a. s., Strakonice (Checoslováquia)
– 172,5 cm3, 4,8 kW (6,5 hp), 80 km/h velocidade máx., 95 kg peso.
ČZ 100 (1938)
– Česká zbrojovka, a. s., Strakonice (Checoslováquia) – 98 cm3, 1,8 kW (2,5
hp), 65 km/h velocidade máx., 48 kg peso.
Ogar 250 (1937)
– Autfit průmyslová akciová společnost v Praze (Checoslováquia) – 247 cm3, 7,5
kW (10 hp), 100 km/h velocidade máx., 116 kg peso.
Jawa 500 DT (1945)
– Zbrojovka Ing. F. Janeček, Praga (Checoslováquia) – 499 cm3, 36,7 kW (50 hp),
? km/h velocidade máx., 110 kg peso.
Jawa 500 DTC (1945)
– Zbrojovka Ing. F. Janeček, Praga (Checoslováquia) – 499 cm3, 55,2 kW (75 hp),
? km/h velocidade máx., 131 kg peso.
Dálník 250 Prototyp (por volta de 1942) – Jan Anderle, Praga (Checoslováquia) – 248,5 cm3, 6,6
kW (9 hp), ? km/h velocidade máx., 120 kg peso.
Jawa 250 DIN (1942)
– Zbrojovka Ing. F. Janeček, Praga (Checoslováquia) – 247 cm3, 5,9 kW (8 hp), 90
km/h velocidade máx., 106 kg peso.
Jawa 250 11 Pérák (1951) – Zbrojovka Ing. F. Janeček, Praga (Checoslováquia) –
248,5 cm3, 6,6 kW (9 hp), 100 km/h velocidade máx., 115 kg peso.
ČZ 125 T (1949)
– České závody motocyklové, n. p., Strakonice (Checoslováquia) – 123 cm3, 3,2
kW (4,5 hp), 80 km/h velocidade máx., 78 kg peso.
Jawa-ČZ 150 - 352 (1954) – České závody motocyklové, n. p., Strakonice (Checoslováquia)
– 148 cm3, 4,6 kW (6,5 hp), 85 km/h velocidade máx., 108 kg peso.
Jawa 50 - 550 Pionýr (1958) – Považské Strojárne n. p., Povážská Bystrica (Checoslováquia)
– 49,9 cm3, 1,18 kW (2,2 hp), 50 km/h velocidade máx., 54 kg peso.
Čezeta 501 (1959)
– České závody motocyklové, n. p., Strakonice (Checoslováquia) – 171,1 cm3, 5,9
kW (8 hp), 80 km/h velocidade máx., 130 kg peso.
ČZ 175 - 961 (1958)
– České závody motocyklové, n. p., Strakonice (Checoslováquia) – 174 cm3, 11,85
kW (16,5 hp), 106 km/h velocidade máx., 120 kg peso.
ESO MC 500 (1956)
– Okresní průmyslový kombinát Vlašim, závod Eso Divišov (Checoslováquia) – 498
cm3, 37,5 kW (51 hp), ? km/h velocidade máx., 120 kg peso.
Jawa 350 - 673 (1967) – VVZ Jawa Strašnice n. p. (Checoslováquia) – 342
cm3, 58,8 kW (80 hp), 267 km/h velocidade máx., 138 kg peso.
ČZ 420 - 860 (1972)
– České závody motocyklové, Strakonice (Checoslováquia) – 418 cm3, 53,7 kW (73
hp), 260 km/h velocidade máx., 142 kg peso.
Jawa 500 - 891 (1973) – Jawa Divišov n. p. (Checoslováquia) – 497 cm3, 38
kW (51 hp), 160 km/h velocidade máx., 100 kg peso.
ČZ 350 - 510 (1978)
– České závody motocyklové, n. p., Strakonice (Checoslováquia) – 347,5 cm3, 20
kW (27 hp), 140 km/h velocidade máx., 153 kg peso.
Jawa 500 - 824 (1984) – VVZ Jawa Strašnice (Checoslováquia) – 500 cm3, 24
kW (32,6 hp), 155 km/h velocidade máx., 176 kg peso.
ČZ 180 - 487.5 (1996) – ČZ Cagiva, s. r. o., Strakonice (República Checa) –
180 cm3, 9,5 kW (13 hp), 105 km/h velocidade máx., 128 kg peso.
Praga ED 610 (2002)
– Praga Hostivař, a. s., Praga (República Checa) – 609,6 cm3, 40,4 kW (55 hp), ?
km/h velocidade máx., 114 kg peso.
A
colecção conta também com motos de outras nacionalidades que, de alguma forma,
ficaram ligadas a este país, como a Hildebrand & Wolfmüller (1894), a De
Dion-Bouton (1900), a Puch 2 HP (1911), a Indian (1915), a Douglas 350 (1926),
a Ner-A-Car (1924), a Indian Scout 37 (1927), a Harley-Davidson Model J (1928),
a Indian Four (1931), a BSA 350 Model L (1926), a Ariel 500 Model E (1927) ou a
BMW R 11 (1932). Mas são as menos conhecidas marcas e modelos locais que,
verdadeiramente, constituem a grande mais-valia deste National Technical Museum.
Informações
Morada: Kostelní 42, 170 78 Praga
7, República Checa
GPS: 50º05'51.1"N
14º25'29.1"E
Telefone: +420 220 399 111
Fax: +420 220 399 200
E-mail: info@ntm.cz
Página Web: http://www.ntm.cz/en
Horários: Segunda: fechado; Terça a
Sexta: 09:00-17:30; Sábado, Domingo e Feriados: 10:00-18:00
Entrada: Bilhete normal: CZK 190;
Desconto para crianças, séniores, estudantes, entre outros: consultar tabela;
Taxa adicional para fotos: CZK 100 (NDR: 1 CZK = 0,03835 € aproximadamente).
Fontes: National Technical Museum e Wikipedia
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