Quando me desloquei à XXI
Concentração Mototurística de Góis, em Agosto de 2014, estava longe de
imaginar que, por entre as inúmeras tendas de campismo espalhadas numa das
“zonas de descanso” do recinto, iria encontrar esta Rabeneick F250/2, um modelo
pouco conhecido (pelo menos para mim) de meados da década de 50 do século
passado:
Rabeneick F250/2 dos anos
50, vista em Góis (Agosto de 2014). Via
Em 1930, o alemão August
Rabeneick fundou uma pequena empresa de fabrico de bicicletas no município
de Brackwede, perto de Bielefeld (Westfalen). Anos mais tarde dedica-se à
produção de ciclomotores e motociclos com motores a 2T das marcas Fichtel & Sachs (50 cm³ e
de 100 cm³ a 175 cm³) e ILO
(50 cm³ e de 100 cm³ a 250 cm³), estes últimos rebaptizados para Rabeneick.
Foi já durante a década de 1950, numa altura em que o mercado das duas
rodas como meio de transporte popular e acessível mostrava já alguns sinais de
saturação, que foi apresentada a F250, comercializada em duas versões com
motores a 2T ILO de 250 cm³, suspensão traseira Plunger
e banco individual tipo “sela”. A versão /1
(1952-55) montava um monocilíndrico com 12,8 hp e a versão /2
(1953-57) um bicilíndrico que debitava 15 hp.
A produção de ciclomotores e motociclos da Rabeneick foi descontinuada
no final dos anos 50, tendo sido transferida pela Fichtel & Sachs para a
anterior rival Hercules,
a qual já pertencia à F&S antes de esta ter adquirido as acções da Rabeneick.
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