Realmente é uma pena ver certos exemplares de duas rodas
praticamente abandonados à sua sorte, quais sem abrigo à mercê das agruras da
vida, expostos à intempérie e, muito provavelmente, às “visitas” dos amigos do
alheio.
Foi
precisamente essa a sensação que tive ao ver esta IMZ-Ural 8.103-40 'Tourist'
dos anos 90, estacionada perto do edifício ‘Het Poortgebouw’ no distrito de Kop
van Zuid em Roterdão, Holanda:
IMZ-Ural 8.103-40 'Tourist'
dos anos 90, vista em Roterdão-Holanda (Agosto de 2016).
Embora a 8.103-40 'Tourist' não seja um modelo assim tão antigo, olhar
para esta IMZ-Ural (Irbitskiy Mototsikletniy Zavod,
Fábrica de Motociclos de Irbit) é quase como embarcar numa viagem ao passado, já
que a sua configuração e características são praticamente as mesmas que foram
definidas pelos engenheiros russos quando desenvolveram a Dnepr M-72 para o Exército
Vermelho, no início dos anos 40 do século passado, tendo por base a BMW R71 que a Alemanha Nazi
tinha fornecido à União Soviética no seguimento da assinatura do Pacto de
não-agressão Germano-Soviético de 1939.
De concepção robusta e fiável, com um peso a seco de 320 kg (sidecar incluído) para uma capacidade
máxima de 230 kg, a 'Tourist' é propulsionada por um (antiquado) motor de 2
cilindros boxer a 4T com 649 cc, refrigerado por ar, que debita uma potência de
35 hp às 5.600 rpm e um binário de 45 Nm, não sendo propriamente uma moto
rápida. Ainda assim, equipada com uma caixa de 4 velocidades (com marcha atrás)
e transmissão final por veio, consegue ultrapassar a barreira dos 100 km/h de
velocidade máxima (105 km/h).
Um verdadeiro instantâneo que remonta aos tempos pré Segunda Guerra
Mundial.
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