Entre as várias motos estacionadas junto ao N.º 175 da Av. da Liberdade encontrava-se esta BMW R100RT de finais dos anos 70/início dos anos 80 que, apesar de se apresentar com alguns pormenores diferentes face ao original (banco e guarda lamas da frente, bem como a ausência das tampas laterais), mantém todas as características que fizeram dela uma referência das motas turísticas da marca bávara:
BMW R100RT de finais dos anos 70/início dos anos 80, vista em Lisboa (Junho de 2016).
No ano de 1977, a linha de produtos da BMW Motorrad avançou para os modelos “/7”, substituindo os modelos da série “/6” com 898 cc (a R90/6 e a R90S), por versões actualizadas do motor boxer, que passou a ter 1 litro de capacidade (980 cc), surgindo a R100/7, a R100S e a nova turística-desportiva R100RS com carenagem integral.
Em 1978, a R100RT
foi introduzida na linha de produção para sair como modelo do ano seguinte, em
1979, tornando-se na primeira Reise
Tourer (Travel Tourer) com
carenagem completa da BMW.
O seu
motor boxer a 4T, arrefecido a ar e com 980 cc, debita uma potência máxima de
51 kW/70 hp (às 7.000 rpm) e um binário máximo de 76 Nm/7,7 kgf-m (às 6.000
rpm). A caixa possui 5 velocidades e a transmissão final é feita por intermédio
de um veio. Com um peso em ordem de marcha a rondar os 235 kg, a R100RT
consegue ultrapassar os 200 km/h de velocidade máxima.O estilo característico da carenagem e os seus elevados padrões de conforto, robustez e fiabilidade, fizeram da BMW RT um modelo extremamente popular junto das forças policiais um pouco por todo o mundo, o qual se mantém até aos dias de hoje graças às actualizações que este modelo tem sofrido ao longo da sua já longa existência.
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