sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Dakar 2014

No próximo dia 5 de Janeiro sairá para a estrada (ou melhor para a terra) a 36.ª edição do Dakar (a 6.ª em solo sul-americano), esta grande maratona do todo-o-terreno que levará novamente a enorme caravana de motas, quads, carros e camiões a atravessar três países do continente americano: Argentina, Bolívia e Chile.

Via 

Como vem sendo habitual nos últimos anos, as cores nacionais estarão muito bem representadas ao nível das motas, renovando-se assim a esperança da tão aguardada vitória à geral nas duas rodas, num percurso que este ano conta com a característica inédita de ter itinerários diferenciados para carros e motas. 


Percurso. Via 


Etapas. Via 

A grande qualidade que os pilotos portugueses têm vindo a demonstrar neste tipo de provas será mais uma vez testada nas duras pistas de terra sul-americanas. Espera-se assim que estes verdadeiros heróis façam parte dos protagonistas desta aventura, com natural destaque para os mais cotados Hélder Rodrigues, Rúben Faria e Paulo Gonçalves, que seguramente irão dar o seu melhor para garantirem uma boa classificação final.

Os participantes lusos no Dakar 2014 são: 

Hélder Rodrigues (Honda CRF450 Rally #7)


Via 

Com uma brilhante carreira a nível nacional e internacional (Campeão do Mundo de Ralis TT em 2011), Hélder “Estrelinha” Rodrigues possui um excelente palmarés no Dakar, destacando-se os dois pódios (terceiro lugar) nas edições de 2011 (1 vitória em etapas) e 2012 (2 vitórias em etapas). Este ano, o piloto de Almargem do Bispo apresenta-se novamente como um dos mais fortes candidatos à vitória final nas duas rodas, contando para tal com a renovada Honda CRF450 Rally e com toda a estrutura oficial da HRC Rally Team.

Rúben Faria (KTM 450 Rally Factory #8)


Via 

Finalmente liberto da sempre ingrata tarefa de ser o “mochileiro” do seu anterior chefe-de-fila na KTM, o francês Cyril Despres (agora na Yamaha oficial), Rúben Faria tem este ano uma boa oportunidade como piloto prioritário para conquistar o lugar mais alto do pódio, depois da brilhante segunda posição obtida em 2013 (o melhor resultado de sempre de um português no Dakar). O piloto algarvio conduzirá a sua conhecida KTM 450 Rally Factory da equipa oficial Red Bull KTM Factory Racing.

Paulo Gonçalves (Honda CRF450 Rally #10)

Via 

O ano de 2013 foi certamente um dos melhores de sempre da recheada carreira do combativo Paulo “Speedy” Gonçalves (é o que conta com mais títulos nacionais alcançados no historial da FMP), acabando por se sagrar Campeão do Mundo de Ralis TT após intensa luta com o piloto espanhol Marc Coma. O pequeno grande piloto de Esposende parte assim motivadíssimo para lutar pelo pódio deste Dakar, aos comandos de uma Honda CRF450 Rally da equipa oficial HRC liderada por Hélder Rodrigues.

Mário Patrão (Suzuki RMZ 450 Rally #36)


Via 

A prestação do talentoso piloto de todo-o-terreno Mário Patrão no Dakar de 2013 foi uma agradável surpresa, acima de tudo por ter conseguido levar uma Suzuki RMZ 450 Rally criada e desenvolvida “em casa” à 30.ª posição final, naquela que foi a sua primeira participação na prova. Depois de este ano ter conquistado o sexto título nacional consecutivo, Patrão partirá da Argentina novamente aos comandos da Suzuki, com ambição de atingir uma classificação dentro do “Top 20”.

Pedro Oliveira (Speedbrain 450 Rally #44)


Via 

Após dois abandonos em 2007 e 2009, e um honroso 26.º lugar em 2011, Pedro Oliveira regressa este ano ao Dakar com vontade de concluir novamente a prova numa boa posição. O piloto de Vila Nova Gaia conduzirá uma Speedbrain 450 Rally da equipa alemã Speedbrain Rally Team (com a qual Paulo Gonçalves obteve a 10.ª posição em 2013), que juntamente com o piloto Jeremias Israel e com o patrocínio da Mapfre formam a equipa Mapfre Speedbrain Team.

Victor Oliveira (Husqvarna TE 449 Rally #49)


Via 

Este será finalmente o ano de estreia de Victor Oliveira na mais dura prova de todo-o-terreno do mundo, depois de ter ficado impossibilitado de participar na edição do ano passado devido à fratura dos dois pulsos, na sequência de uma queda a um mês da prova. O piloto de Viana do Castelo pilotará uma Husqvarna TE 449 Rally da equipa de Bianchi Prata e terá certamente como missão prioritária conseguir chegar a Valparaíso no dia 18.

Pedro Bianchi Prata (Husqvarna TE 449 Rally #53)

Via 

Depois de ter terminado na 30.ª posição da geral em três anos consecutivos (2009 a 2011), Pedro Bianchi Prata não conseguiu melhorar este resultado nas últimas duas edições, apesar de ter conseguido concluir todas as seis provas em que participou até à data. O portuense Bianchi Prata contará assim com toda a sua experiência para levar a já habitual Husqvarna TE 449 Rally preparada pela sua equipa privada e 100% portuguesa, o Team Bianchi Prata, até ao Chile num dos 15 primeiros lugares. 




Mas a participação portuguesa neste Dakar 2014 não se esgota nas duas rodas, já que nos automóveis está garantida a presença das duplas Carlos Sousa/Miguel Ramalho (Haval #306) e Francisco Pita/Humberto Gonçalves (Buggy SMG #372). 
Uma referência final para Paulo Fiúza, que participará como copiloto do argentino Orlando Terranova (Mini ALL4Racing #307), e ainda Filipe Palmeiro como copiloto do estreante polaco Martin Kaczmarski (Mini ALL4Racing #332).

Boa sorte para todos. 

Fonte: Dakar

Sem comentários:

Enviar um comentário